sábado, 15 de fevereiro de 2020

Vamos falar sobre o mito de que há melancia fruta masculina (visão biológica)

Esta semana me aprofundei num tema que jamais pensei ter que avaliar, o sexo das melancias. Claro que por mais que buscamos aprender algo, sempre surgem coisas 'diferentes', e assim, precisamos de um tempo para raciocinar e remexer nossos acervos bibliográficos.

imagens ilustrando melancia macho e femea
Mito referente a informação biológica!!!
Antes de mais nada, NÃO EXISTE FRUTA DE MELANCIA MACHO OU FÊMEA. Isso é um fato biológico, mas...

O que ocorre na verdade, são que alguns produtores de melancia diferenciam a melancia alongada da arredondada de "macho e fêmea", mas é uma forma genérica e prática que eles desenvolveram para diferenciar os frutos E SUAS VARIEDADES.

Mas, em se tratando da biologia do vegetal, não faz sentido. Assim, vale a pena investigar um pouco:
Um animal Canis familiaris (Cão-doméstico) ou Homo sapiens sapiens (Ser-humano), que nasceu do sexo masculino (com pênis e testículos), consegue engravidar? Não.

Muito bem, então vamos entender como funciona uma flor unissexual e sobre a família botânica na qual se encaixa a melancia (Cucurbitaceae):

- Caso não saiba, muitas flores podem ter os dois sexos num mesmo botão floral, porém, há diversas exceções, como no caso das flores unissexuais (possuem apenas um dos sexos), que é o caso da família na qual a melancia pertence.

- Na família das melancias, podem em algumas espécies ocorrer que em uma planta existam os dois sexos (masculino e feminino), mas, esse não é o caso da melancia. Na planta da melancia, há a planta masculina e a planta feminina, com suas respectivas flores do sexo pertencentes.

Muito bem, e qual a diferença entre a parte masculina e feminina de uma flor? Conforme a imagem abaixo, há duas regiões importantes numa flor (feminina: gineceu, com estigma que recebe os esporos, o estilete, o ovário e o óvulo) e (masculina: androceu, com antera que possui os esporos e filete, que suporta a antera).
ilustração sobre sexualidade das flores
Gineceu: parte feminina / Androceu: parte masculina
Numa flor masculina, vamos ter apenas as estruturas masculinas: o androceu, e na feminina: o gineceu.

O fruto, é o resultado da polinização, no qual, o esporo se conecta do estigma até o óvulo, dentro do 'ovário', e o óvulo se transforma em um "embrião", no caso, a semente. A fruta é uma modificação realizada pela planta para proteger o seu "filho", a semente (Um útero protetor, isso mesmo, nos alimentamos do "útero").

Sendo assim, como uma planta masculina iria 'engravidar'?

Não teria como. Portanto, a melancia que nós conhecemos é um 'útero' protetor de sementes (Angiosperma - angeos "bolsa" e sperma  "semente").

Abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz com sua participação, comente :D