sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

O que são aquelas verrugas nas folhas das plantas?

Se você costuma visitar seu jardim, parques, cultiva plantas como a mandioca/aipim, já deve ter se deparado com uma ou diferentes tipos de ‘verrugas’ nas folhas das plantas. Essas espécies de verrugas possuem um nome técnico, e um motivo de estarem ali.

verruga em folha de aimpim ou mandioca
Galha em folha de Aipim (Manihot sp.) Família Euphorbiaceae

As galhas, isso mesmo, galhas, são um processo de defesa vegetal (que não têm lá suas vantagens). Algumas espécies de insetos injetam seus ovos na epiderme das folhas (dentro do tecido), as plantas observam que tem um corpo estranho, e criam uma espécie de cápsula de defesa, o que seria uma forma de remover o predador, mas…

verruga em folha de planta selvagem com animal dentro
Lagarta no interior de galha de Melastomataceae

Acaba sendo uma verdadeira barreira de proteção para os ovos, que ganham uma casa perfeita para o desenvolvimento das lagartas hospedeiras. E quando os invertebrados chegam a vida adulta, apenas perfuram as galhas e saem livremente.

Pontos positivos para as plantas: não há.
Pontos positivos para os invertebrados: nutrição e proteção ideal contra predadores para toda a vida larval.

várias verrugas em flora de arvore
Galhas em folha de planta em meio a floresta Atlântica.

Pontos negativos para as plantas
: elas gastam energia e nutrientes para construir as ‘galhas’ defensivas; Se houver excessivas galhas, pode prejudicar na fotossíntese.
Pontos negativos para os invertebrados: se as plantas, frutos ou folhas morrerem, eles podem morrer também.
NOTA IMPORTANTE: Antes de prosseguir, vamos relembrar o conceito de pragas. Ter um ataque de um predador em determinado local, não significa que ele seja uma praga. A praga, geralmente, é quando há excesso de ataques de uma espécie de predador, podendo gerar danos irreparáveis em floresta/cultivares. Majoritariamente, as pragas são ocasionadas por consequências a danos ambientais gerados pelo ser humano!
Preciso me preocupar com as galhas? A princípio não, pois não é um processo que vá matar sua planta, todavia… quando há um excesso de ataques, pode-se realizar um controle natural. Veja esta dica de controle populacional desenvolvido pela EMATER/RS (porém o vídeo foi fechado por eles, mas eu fiz um post com instruções.

Nota de rodapé: “Vamos ressalta aqui, que todo ser vivo têm sua importância ecológica, portanto, investir em sua extinção pode ocasionar num desequilíbrio ambiental irreparável”.

Dicas de leitura:

SCARELI-SANTOS, C.; SILVA, M. D. DA. Descrição morfo anatômica das galhas e sua distribuição nas folhas de Ouratea spectabilis (mart. Ex engl.) Engl. (Ochnaceae). 2018.

ALMEIDA, L. B. M. DE. Diversidade de moscas das frutas (Diptera: Tephritoidea) e seus parasitoides (hymenoptera) em frutíferas nativas no parque nacional da serra da Bodoquena-MS, Brasil. 2018.

9 comentários:

  1. Boa noite Calebe, passando para agradecer sua visita e também seguir meu humilde blog.
    Gostei de ler sobre as verrugas nas folhas das plantas, interessante informe.
    Seguindo seu blog.
    PS: Tenho um sobrinho com seu nome.

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diná, fico feliz pela sua visita, seu blog é bem legal tbm.
      Os Calebe estão dominando o mundo haahah.
      Abraço

      Excluir
  2. Bom dia meu amigo Calebe, obrigado pela matéria. Eu vejo isso nas folhas das pitangueiras daqui de casa. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Este ano eu perdi quase todas as pitangas por causa da mosca da fruta, terei que fazer controle populacional para a próxima temporada de florada.
      Abraço

      Excluir
  3. As coisas belas que aqui se aprendem. Gostei muito de ler e ficar a conhecer a razão da existência das verrugas e, dos benefícios da garrafa furada. Desconhecia totalmente

    Feliz fim de semana
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tudo bem?
      Fico feliz que o post veja a contribuir um pouco com seu conhecimento.
      Abraço e excelente semana.

      Excluir
    2. Um post de elevada importância didática. Os meus parabéns

      Abraço

      Excluir
  4. Super interessante esse assunto .Sempre que leio algo sobre a natureza comparo com nós seres humanos(???).A semelhança de defesa é igual .Mas que no final não adianta .Só o predador(???) levou vantagem
    Parabéns pelo artigo .
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,

      - Eu busco fazer essas comparações também, para tentar facilitar no entendimento do assunto.
      - O predador geralmente leva a melhor, mas com o tempo, as plantas também desenvolvem mecanismos de defesa... como no post microDOC em que falo sobre comunicação entre as plantas, e as ferramentas de defesa delas.
      - No caso das galhas, a lagarta acaba sendo a única beneficiada, mas... as aves agradecem o lanchinho pós nascimento hehe.

      Abraço e muito obrigado pela visita.

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D