terça-feira, 9 de março de 2021

De que se trata aquele ‘pó’ atrás das folhas das samambaias?

Quem já se deparou com aquelas plantas exuberantes penduradas em vasos, em xaxins espinhosos em áreas de mata, ou mesmo pequenas plantas de folhas diversas acopladas a troncos de árvores, costões rochosos, no solo...? Basicamente todos, não é verdade?

parte adaxial de uma folha de xaxim
Xaxim fotografado em meio a Mata Atlântica

Elas são muito comuns em quase todo o planeta terra, junto a isso, há também os mitos que giram em torno de sua biologia, sendo o mais comum, o de caracterizar as bolinhas ou ‘pozinhos’ atrás das folhas, como pulgões. E hoje vamos entender um pouco sobre isso.

O que são Samambaias (Pteridophyta lato sensu)?

samambaias que nasceram em buraco de tijolos
Samambaias incrustadas em muro de tijolo

São plantas que possuem canais condutores de seiva (xilema e floema): Imagine como veias e artérias, todavia, são canais que levam nutrientes do solo e água para as folhas/seiva bruta (xilema), e outro que transposta das folhas para o corpo da planta os compostos orgânicos solúveis (floema). Graças a esses canais, a planta consegue crescer, alcançando diferentes alturas.

Podem ser encontradas em troncos de árvores, na forma epfítica, em rochas, no solo, geralmente são caracterizadas por uma folha larga com várias subdivisões, mas também em formato de Xaxim. Muitas espécies são resistentes a ambientes ácidos, nascendo até em 'boca de mina'.

Como elas se reproduzem?

Diferente das plantas com frutos (laranjeira, bananeira, ...), que todos nós conhecemos, as samambaias possuem um método de reprodução diferente, isto é, por alternância de gerações.

Na alternância de gerações, temos um fator importante a ressaltar. Na fase haploide (1n), temos o protalo/gametófito (veja imagem abaixo), nessa fase, existe a diferença entre gameta masculino e feminino, como observado nas briófitas, todavia, num mesmo protalo, encontramos os dois sexo.


Na presença de água, os anterídios (masculino) liberam anterozoides flagelados (espécies de caudas como dos espermatozoides), e os mesmos vão nadando até os arquegônios (feminino), onde realizam a fecundação da oosfera (espécie de óvulo), dando origem ao zigoto que se desenvolve e forma um novo esporófito.

O que seria esporófito?

A própria folha da samambaia. Portanto, cada folha equivale a uma oosfera fecundada com sucesso. Mas, como se criam os esporos que vão gerar os protalos?

Soros reprodutivos de samambaias
Detalhes dos soros arredondados dessa Polypodiaceae.

Isso mesmo, os esporos são desenvolvidos na parte inferior da folha das samambaias (geralmente), e é nessa espécie de bolinhas, listras, ou espalhadas por toda a base da folha ou na sua borda (estruturas essas denominadas de soros), que os esporos microscópicos são desenvolvidos, maturados, dispersados no ambiente, e na presença de água, germinam formando um novo protalo, e uma nova planta.

soros reprodutivos de samambaias
Há diversos formatos de soros, como o desta Blechnaceae

nova folha de samambaia nascendo
As novas folhas geralmente vão se desenrolando.

Curiosidade dos esporos
Existem uma infinidade de tipos de espors, esporofitos e soros, porém, todos têm uma característica muito parecida, o método de dispersão… e quando vamos trabalhar em laboratório, no que colocamos o esporo na lupa com presença de luz, ele começa a perder água e… maturar. Então, os esporos disponibilizados dentro de estruturas específicas (ditas esporófitos), começam a se romper… veja que curioso no pequeno vídeo que gravei em 2015, onde coloquei uma pequena parte de um soro, onde os esporofitos se abrem e liberam os esporos (os pontinhos na tela):

20 comentários:

  1. Passamos a vida a aprender.
    Se estivermos dispostos a isso.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  2. É muito bom assim aprendemos cada vez mais sobre as plantas👏👏

    ResponderExcluir
  3. Olá Calebe Excelente didática .Mesmo para leigo a postagem ficou super didática .Parabéns.Gosteiiiiiiiiiii
    Abraçosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,

      Fico realmente feliz com este comentário, busquei retratar o tema de forma leve, e sem deixar a desejar... espero que tenha conseguido.

      Abraço :D

      Excluir
  4. Obrigado por este brilhante post.
    Estamos sempre a aprender.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Muito obrigado pela sua visita e comentário.
      :D

      Excluir
  5. Boa tarde Calebe, parabéns pela matéria meu amigo, ficou muito legal. Eu tenho uma tia que é apaixonada por samambaias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Eu sou suspeito de falar das samambaias, pois amo hehe.
      Abraço :D

      Excluir
  6. Olá, Calebe!

    Espero que você esteja bem de saúde, pois seu Brasil está quase no top, infelizmente, pela Covid-19. Portugal bem mais calmo, hoje morreram 15 pessoas (eu sei que Portugal é uma formiga e o Brasil um elefante).

    Não sabia o que eram as samambaias, mas com um post desse calibre quem não aprende? Gosto da forma como você explica os assuntos, detalhados, mas leves. Eu sou professora de português e História do Ensino Médio e tento ensinar como você, mas, por vezes, me excedo, confesso.

    Curiosidade dos esporos, outra parte do post que amei ler e ficar sabendo mais alguma coisa. O vídeo está grandão, mas não consegui entender o que eles(as) falavam. Você, depois, por favor, me explica.

    Tenho ligo alguns comentários seus e lhe digo que um dia o amor recíproco chegará até você. Não desanime, pois você ainda é jovem e o Brasil tem um montão de mulher. Desculpe minha intromissão, tá?

    Ainda não tenho novo post lá no blog. Postarei no dia 21, Dia Mundial da Poesia. Espero você, depois. Obrigada!

    Um carinhoso abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá céu, tudo bem?
      Estou bem, tive covid ano passado e fiquei terrivelmente ruim, mas sobrevivi.
      Fico feliz que tenha gostado do post e da forma que foi escrito 😁sobre o vídeo, é um vídeo que gravei, filmando os esporos sendo liberados pelos soros das samambaias, os esporos são tão pequenos, que mesmo na lupa parecem pontinhos minúsculos.
      Muito obrigado pela visita 💚💚😘

      Excluir
  7. Obrigada Calebe, por esta magnífica aula sobre samambaias e o seu interessante método de fecundação.
    Virei para a próxima aula.
    Beijo, boa semana, continue se protegendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa, fico feliz pela sua visita e por ter gostado do material apresentado.
      Abraço e excelente semana :D

      Excluir
  8. Que bueno es aprender. Magistral lección.

    Muchas gracias.

    Un abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Que bom que tenha aprendido com meu post.
      Forte abraço,
      Calebe Borges

      Excluir
  9. E maravilhoso ler o que escreve e ensina. Fico fascinando com as suas publicações. Grato pela partilha.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Fico feliz pelas palavras. Abraço e tudo de bom :D

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D