quarta-feira, 31 de março de 2021

Plantas tóxicas que embelezam a nossa vida, mas que precisam de cuidados especiais

Não importa o quão amante da natureza nós somos, precisamos entender que a convivência precisa ser cautelosa e racional. Quando alguém lhe pergunta, se toparia enfrentar um onça-pintada (Pantera onca), prontamente diria que não…. Ela pode lhe atacar.

O óbvio, as vezes, acaba nos levando ao engano. A maioria dos animais evitam contato com humanos, e quando há um embate, geralmente ocorre por um acidente inesperado… um confronto com filhotes, pisão num rabo, numa cobra, … o que nos leva a uma cautela. Mas e as plantas, como elas reagem as interações?

Planta herbacea familia Araceae Alocasia sp.
O Inhame (Alocasia sp.), quando manuseado, pode liberar toxinas,
que em contato com olhos, boca e nariz, pode gerar irritações
e processos alérgicos.

Engana-se quem acha que toda planta atua de forma neutra. Nas estratégias de defesa, alguns vegetais desenvolvem espinhos, secreções impalatáveis, rigidez ou toxinas nocivas. Muitas dessas toxinas, não são agressivas aos seres humanos, mas aos principais predadores naturais.

Todavia, precisamos entender que, cada organismo, mesmo de uma mesma espécie, age de forma diferente. Assim, quando há uma ingestão, contato, ou qualquer meio que venha a reagir de modo alérgico, precisa-se contatar imediatamente sua médica ou médico.
Vale ressaltar, que na maioria das vezes, a toxicidade desses vegetais, são excelentes materiais primas para diferentes produtos, como fármacos. E, se você não conhece tal indivíduo, deve sempre tratar como possível gerador de risco de acidentes, utilizando-se de precaução e equipamentos de proteção individual (luvas, óculos, botas, ...).
A seguir, vamos citar cinco espécies comuns que utilizamos em nossos jardins, no qual podem ter algum composto químico capaz de gerar reações alérgicas. Não significa que por possuir uma toxina, você vai sair arrancando tudo, mas, os cuidados para que crianças e animais não tenham facilidade ao vegetal, é importante:

Folha de planta comum em jardins comigo-ninguem-pode
Registro de folhas de Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode
(Dieffenbachia sp.) - umas das plantas mais cultivadas nos jardins e vasos brasileiros, com diferentes variedades e espécies, é fonte de diversos estudos sobre sua capacidade de toxinas. Os cristais presentes nesta planta, podem gerar verdadeira irritação, e inflamação na garganta se ingerido. Geralmente, quando isso ocorre, faz-se necessário atendimento médico.

Ipê-de-Jardim
(Allamanda cathartica) - Também conhecida como Alamanda, é uma planta tóxica, na qual, todas as partes da mesma pode gerar problemas a saúde animal e humana. Esse arbusto é muito cultivado em jardins públicos e privados, e muitas vezes, sua toxicidade passa despercebida pelas pessoas.

Copo-de-leite (Zantedeschia sp.) - deve-se sempre evitar o contato com olhos e boca após manuseio desta planta, ela pode gerar sérios danos alérgicos. Como nos demais casos, se tiver em contato com os olhos, faz-se importante lavar bem o rosto e contatar um oftalmologista imediatamente. Não, em hipótese alguma, coce ou friccione os olhos!

Costela-de-Adão (Monstera deliciosa) – Uma linda planta ornamental, comumente vista em quintais exuberantes. Apesar do fruto bem maduro desta planta, ser possivelmente digerido, o mesmo pode gerar urticária se consumido em grande quantidade. Todavia, nas demais partes da planta, deve-se evitar.

Cinamomo (Melia azedarach) – Durante a floração desta planta exótica para o Brasil, uma toxina em forma de resina é liberada pela árvore, que se ingerida, pode ocasionar uma gastroenterite. Os frutos são um atrativo de diversas aves.
Vale lembrar que, quando você for cuidar das suas plantas, utilize equipamentos de proteção. Em alguns casos, ao cortar folha, ramos, ou afins, pode acabar gerando uma certa irritação na pele. Nunca toque nos olhos ou na boca quando manusear suas plantas, após trabalhar com elas, lave bem em água corrente e sabão neutro. Prevenção, sempre será o melhor remédio!
Ficou interessado na temática, compartilho com vocês alguns materiais em PDF, que foram fontes de estudos para este post:

- Plantas tóxicas, do livro “Plantas Tóxicas: conhecimento para a prevenção de acidentes” 

- RANGEL, M.S.A. Guia prático para identificação de algumas plantas tóxicas em jardins. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2000. lOp. (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Documentos, 16). 

- SILVA, Durval M. da; RIET-CORREA, Franklin; MEDEIROS, Rosane M.T and OLIVEIRA, Odaci F. de. Plantas tóxicas para ruminantes e eqüídeos no Seridó Ocidental e Oriental do Rio Grande do Norte. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2006.

 
- CAMPOS, S.C.; SILVA, C.G.; CAMPANA, P.R.V.; ALMEIDA, V.L. Toxicidade de espécies vegetais. Rev. Bras. Pl. Med., Campinas, v.18, n.1, supl. I, p.373-382, 2016. 
 
- MARTINS, Tathielle Dias;GERON, Vera Lucia Matias Gomes. PLANTAS ORNAMENTAIS TÓXICAS: CONHECER PARA PREVENIR ACIDENTES DOMÉSTICOS. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente. 2014. 

- Relação de plantas tóxicas comuns em paisagismo. Câmara legislativa do Brasil.

20 comentários:

  1. Quando eu era criança minha mãe me ensinava sobre os perigos destas plantas . Atualmente eu percebo que as pessoas pensam que isto é crendice popular .
    Excelente postagem .Boa Páscoa Calebe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina,
      Há muitos casos de acidentes com plantas, e precisamos sim repassar os conhecimentos, para evitar problemas :)
      Muito obrigado pela visita 💚🌵

      Excluir
  2. Boa tarde Calebe, parabéns pela matéria e serve de alerta, conheço dois casos de acidentes com plantas: fava venenosa e mandioca brava. Boa Páscoa meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Pessoalmente não conheço casos, mas já acompanhei casos de modo remoto.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Calebe, hoje não venho para a aula. Venho apenas te desejar uma Feliz e Santa Páscoa.
    Beijo, muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa,
      Muito obrigado e felicidades ;)

      Excluir
    2. Voltei para ler e aprender sobre plantas tóxicas.
      Não tenho jardim mas nas varandas cultivo uma ou outra plantinha.
      Achava eu que todas as plantas eram inofensiva até conhecer hoje a «comigo-ninguém-pode» e suas amigas tóxicas.
      Pergunto: há vegetais comestíveis tóxicos? Ou todos os comestíveis não são tóxicos?
      Obrigada por partilhar conhecimento.
      Beijo, boa semana.

      Excluir
    3. Olá Tereza,
      Há plantas com potencial tóxico, que são alimentícias, por exemplo, as azedinhas (trevinhos) que são plantas alimentícias não convencionais, se ingeridas com excessividade, pode dar reações.
      A toxicidade de um alimento, pode ser ínfimo, se ingerido com moderação, por isso precisamos buscar sempre dietas ricas.
      Mas não apenas de toxicidade uma planta pode gerar danos, por exemplo, quando cria-se bovinos/vacas, não é nada recomendável cultivar mangas. Quando a vaca come a manga, os 4 estômagos que elas possuem não digerem a semente (bagaço), e acaba entupindo e levando o animal a morte.
      Uma planta muito comum utilizada em chás, o hibiscos, quando consumido além do permitido, gera intoxicação.
      Forte abraço, tudo de bom ;)

      Excluir
  4. É muito importante conhecermos as características das plantas à nossa volta, para evitar termos algum tipo de problema, principalmente se tivermos crianças ou animais.
    Excelente post.
    Boa Páscoa
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oá Maria,
      Muito obrigado pela sua visita, e fato... precisamos nos manter atentos.
      Felicidades ;)

      Excluir
  5. Olá, Calebe!

    Sim, já sabia da toxidade de algumas plantas, mas por outro lado são boas para fármacos, como você afirmou.
    Muitas das plantas que você aqui enunciou, nem conheço. Onde vivo, há poucas plantas.

    Um post mega, mega completo e elucidativo. Obrigada!

    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu,
      O interessante, que das plantas citadas aqui, são poucas perto da infinidade de grupos potenciais tóxicos, que também podem ser muito bem utilizado.
      Forte abraço

      Excluir
  6. A dificuldade de as reconhecer no dia a dia é que é problemática.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Por isso sempre digo, se não conhece, tome sempre os devidos cuidados.
      Abraço.

      Excluir
  7. Boa noite Caleb, obrigado por esta entrada agradável e útil para mim. Com esse registro, passei a entender o veneno da planta Alamanda, amplamente plantada no quintal da área em que moro.
    Vou tomar cuidado com essas plantas.
    Saudações da indonésia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que curtiu meu post. Forte abraço, tudo de bom.

      Excluir
  8. Olá, Calebe. Só hoje descobri o seu blogue, vendo o blogue do Luíz. Que bom. Também gosto muito de plantas, só que sei poucos nomes, ou então só uso os que já usava a minha mãe. Quero visitá-lo mais vezes e assim também vou aprendendo e vendo plantas que não conheço.
    Um abraço, Calebe, e um fim de semana feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, fico muito feliz pela sua visita, e tenha se agradado pelo conteúdo.
      Volte sempre :)

      Excluir
  9. Uma chamada de atenção muito a propósito, considerando o gosto que a generalidade das pessoas tem pelo cultivo das espécies vegetais, mesmo que em ambientes mais fechados como, poe exemplo, nos apartamentos.
    Além das que mencionou há muitas outras que, por serem vulgares e comuns, também são tóxicas, de que dou como exemplo as heras.
    Abraço de amizade, Calebe.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juvenal,
      Muito obrigado pela visita, e por ter acrescentado conteúdo com seu comentário.
      Forte abraço

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D