quinta-feira, 10 de junho de 2021

Conheça o guia estudantil sobre famílias botânicas que desenvolvi no meu estágio obrigatório

Olá amigos visitantes, hoje venho a vocês trazer um pequeno livro guia desenvolvido por mim, que foi um produto dos trabalhos desenvolvidos durante a minha graduação, numa disciplina denominada de Estágio Supervisionado 1 e 2, no qual foi carinhosamente chamado de "As famílias botânicas mais registradas em um herbário no município de Criciúma (SC): guia ilustrado estudantil".

Para quem não sabe, nessa disciplina, o estudante precisa fazer algo como meio de devoluta a empresa que o recebeu. Assim, eu na época, decidi escrever um guia fotográfico contendo as 15 famílias mais comuns, segundo o sistema de gerenciamento JABOT, do Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI).

No final da história, este guia ficaria na minha gaveta, e nos acervos fechados da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, todavia, decidi trazer até vocês este material, para lhes dar inspiração (para fazer um outro, ou buscar sobre o tema) ou simplesmente, conhecer um pouco sobre essas famílias botânicas.

O estágio foi desenvolvido entre 2018 e 2019, e desde então o guia passou por uma revisão do herbário, no qual deram algumas sugestões, posterior de minha orientadora  (Dra. Thereza de Almeida Garbelotto), para após essas revisões, ser disponibilizado para vocês, todavia, este guia não foi revisado por pares, e portanto, podem haver divergências.

Caso não consiga ver o guia abaixo, clique aqui para acessa-lo.

10 comentários:

  1. Boa tarde Calebe .
    Li seu trabalho e achei muito interessante a escolha do tema .Não sou a pessoa mais indicada para avaliar apesar de ter estudado Botânica Leiga que sou acredito que um trabalho científico com este tema deveria ter sido em pares ( de pessoas) para termos uma discussão com duas opiniões ,o que daria uma visão mais ampla do assunto .O Brasil é muito rico em plantas medicinais medicinais e ou aromáticas. Poderíamos aprofundar os estudos nestas ,ou em novas que estão sendo estudadas .Enfim gosto muito do estudo de plantas e a escolha do tema foi muito feliz .Abraço e Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina, de fato seria algo enriquecedor essa avaliação em pares, e eu havia desistido de compartilhar o mesmo ao publico. Mas, sabendo que poderia agregar, mesmo que um mínimo, a outrem, decidi de fato partilhar.
      O relatório deste guia, foi apresentado em evento no qual recebeu dois prêmios... o que me motivou a terminar o guia (com revisões de especialista e da minha orientadora), para posterior publicação.
      Forte abraço ;)

      Excluir
    2. Olá Calebe .Parabéns pelos prêmios que este seu trabalho recebeu. A Ciência tem que ser compartilhada .É nossa obrigação dividir nosso conhecimento .Linda trajetória a sua . Abraço meu amigo.

      Excluir
  2. Bom dia.
    Excelente partilha, Calebe.
    Assim, muitas pessoas podem aumentar os conhecimentos e também valorizar a natureza.
    O mundo assim também melhora.
    Um abraço e feliz fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,
      Essa é minha intenção, mostrar um pouquinho do que temos, a levar a luz da curiosidade para as pessoas buscarem por mais.
      Há muitos guias na internet, e muitos bons. Em setembro de 2020, postei aqui no blog três opções que acho muito legal.
      Forte abraço e obrigado pela visita :D

      Excluir
  3. Boa tarde Calebe. Parabéns pelo seu trabalho excelente e conquista. Obrigado por dividir conosco o seu aprendizado e conhecimento. Que vem mais e mais livros. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
  4. Amante de flores, de plantas, fico sempre curioso com os seus ensinamentos.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua participação, comente :D