🦉 BioTUTORIAIS - Nossa mini aula virtual


Boas vindas a página de tutoriais do blog do biólogo Calebe Borges

Disponibilizando nesta página, e aos poucos, alguns links de posts publicados no blog com dicas gerais, programas gratuítos e ferramentas diversas que podem ser utilizadas profissionalmente no universo da biologia e afins. Essas postagens são divididas em categorias, e alguns resumos breves dos assuntos a serem tratados.

O principal objetivo aqui, é levar uma ciência livre, gratuita e popular a todas as pessoas.

#VivaaCiência

Atenção, essa página será atualizada, sempre que houver novos posts.

   ▸ Sistemas operacionais

     ▹ Linux - Sistema operacional livre e gratuito

Sistemas operacionais gratuitos que podem ser utilizados inclusive no seu dia a dia e trabalho: Dicas de algumas opções de sisema operacional para baixar e instalar em seu computador, inclusive em maquina antiga ou com pouca capacidade de funcionalidade.

   ▸ Programas gerais e técnicas de uso

   ▸ Libreoffice Calc

     ▹ Curva de Acumulação de Espécies

Curva de Acumulação de Espécies - ou Curva do Coletor: como construir e arquivos tutoriais para baixar gratuitamente (Google sheets, Libreoffice calc e Excel).

     ▹ Gráfico de Abundância

Diagrama de Whittaker: Um excelente gráfico de abundância amplamente utilizado, com tabela exemplo para download em 2 parcelas ou áreas (Google sheets, Libreoffice calc e Excel).

     ▹ Índice de Diversidade

Índice de Shannon: vamos falar um pouco sobre esse bioindicador, além de presentar a vocês com uma tabela dinâmica, que realiza o calculo instantaneamente (Google sheets, Libreoffice calc e Excel).

   ▸ QGIS

     ▹ Dicas extras para Curso de 2021

QGIS 3.10 A Coruña: Update para o curso de desenvolvimento de mapas, onde abordaremos sobre transformar pontos em polígono e algumas novas características do QGIS.