📢 Sobre o blog e seu criador

Primeiramente, agradeço a sua visita ao blog BCBOT, um canal desenvolvido para Bater um papo sobre o Meio Ambiente, de forma fácil e leve.

Quem é o biólogo Calebe Borges?


Visita de Campo em Parque Ambiental.
Natural de Içara, município do estado da Santa Catarina, nascido em 1989, vêm construindo sua carreira profissional pouco a pouco.

Até 2012, atuou na área da comunicação e internet, tanto com diagramação de jornais, fotografia e programação de website. Após esse período, adentrou no caminho da ciência, dando partida ao curso de Geografia Licenciatura (interrompido) na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) 2013 e 2014.

Em 2015, transferiu-se para a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), dando início ao curso de Ciências Biológicas Bacharel, e, na sequência, retornou para a UNISUL em 7/2015, no qual concluiu o curso em julho de 2020. Neste mesmo período, fez o registro profissional, e começou atuar como consultor ambiental.

A partir de abril de 2021 iniciou o mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP) na Universidde Federal de Santa Catarina (UFSC).

Acesse a página profissional!

Pesquisa e construção profissional


Em 2014, realizou estágio no Grupo de Arqueologia GRUPEP UNISUL, no qual desenvolveu o projeto Banco de Dados Geoespacial dos Sítios Arqueológicos da Região da AMUREL.

A partir de 2016, tornou-se membro do Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum - GRUC Unisul, onde desenvolveu projeto de pesquisa voltado a vulnerabilidade socioambiental e resiliência de comunidade de pescadores. No grupo de pesquisa, desenvolveu também o blog e identidade visual, comunicação social e interatividades, até o final do ano de 2020.

Em 2017, elaborou o blog BCBOT, identidade visual e planejamento de conteúdo a ser compartilhado. O blog continua em atividade, todavia não mais como estudante, mas como biólogo (a partir de 8/2020)

Em 2019, desenvolveu o estágio obrigatório, vinculado a Unidade de Aprendizagem Estágio Supervisionado em Biologia I e II, no Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI) - UNESC, durante o segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019, onde produziu um guia de famílias locais.

Também no mesmo ano, realizou estágio voluntário no Herbário Laelia Purpurata (SRS) - UNISUL, além de monitorias da Unidade de Aprendizagem Criptógamas, do Curso de Ciências Biológicas da UNISUL, durante o segundo semestre.

Em 2020, tornou-se membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), estando ainda mais vinculado aos profissionais da área.

Pós formatura, em 8/2020, iniciou trabalho autônomo com consultoria ambiental.

Em 4/2021 deu início ao mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (PPGFAP) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pesquisa voltada a anatomia ecológica, linha de pesquisa: Sistemática e Biologia Estrutural.

Mais sobre o autor: Curriculum Lattes

O Blog: bcbot.blogspot.com


Marca do blog do Biologo Calebe Borges
Esse não é o primeiro blog desenvolvido, sendo o PRAMSOPA, uma grande ferramenta desenvolvida nos anos 2016, porém, encerrado as atividades, dado ao desligamento com ciências gerais, e início de ligação a ecologia e botânica. Desse modo, o Blog BORGES, C., no caso, este em especial, vêm de encontro ao perfil atualizado do Biólogo Calebe Borges.

Nesse canal online, visa-se compartilhar um pouco sobre natureza e ser humano, interações e importância socioambiental, da ecologia e botânica. Tudo, vindo do pequeno conhecimento adquirido pelo blogueiro, e por aquilo que vêm a ser construido.

Para a produção de cada post e videos do canal no Youtube, largos tempos de leitura, questionamentos e aprendizados são dedicados, para que o melhor do blogueiro seja posto. Podem haver discórdias ao que se posta, na literatura e visão científica, sempre haverá, pois estamos num constante evoluir... mas, com todo o cuidado e carinho, deseja-se poder aprender e ajudar aos visitantes a tirar dúvidas e instigar suas curiosidades.

Sobre as fotografias e vídeos, essa é uma das paixões desse humilde terráqueo, e dos textos, as vezes super romantizados... têm em suas entrelinhas, muita paixão pelo ser ciência, e de diversos grandes profissionais que nos moldam no dia a dia, em especial, os professores.

Por fim, deseja-se uma boa leitura, e que esse blog de entretenimento, venha a lhes proporcionar gratos aprendizados.

Calebe Borges
19 de maio de 2021 (atualizado em).