sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Bromélias: a casa de muitas espécies

As bromélias são vegetais presentes em ambientes americanos, sendo conhecidas cerca de 2.000 espécies. Elas são encontradas na forma epífita/epifítica (em troncos, galhos, …), no solo ou rochas. O design da planta, lembra uma taça, em formato de roseta, com raízes mal desenvolvidas. Na parte central da planta, se concentra o líquido nutritivo, que é absorvido pelas folhas (engana-se quem acredita que a água da bromélia é parada, mas constantemente consumida e movimentada pela planta).

Bromélias epífitas/epifíticas, que ficam em tronco/galhos de árvores

Esses vegetais, fornecem abrigo, alimento e água a diversas espécies de animais, como formigas e anfíbios, além de algas e algumas plantas pequenas. Além de fornecer abrigo, há o auxílio mútuo, isto é, ações de mutualismo. No caso, as bromélias aproveitam os excrementos liberados pelos animais, como obtenção de nutrientes essenciais a sua vida.

Registro de Anfíbio (Sapo sem identificação realizada) em bromélia
terrícola, no Parque Ecológico Rancho dos Bugres,
Pedras Grandes (Santa Catarina) Brasil.

Curiosidade: a espécie Perereca-de-bromélia (Scinax perpusillus) e Perereca-de-Alcatrazes (Scinax alcatraz), vivem exclusivamente em bromélias. Quando há a retirada do vegetal, ou morte, elas perdem seu ambiente de sobrevivência (Vale ressaltar, que as bromélias na Mata Atlântica, aparecem em ambientes mais preservados, e vêm sofrendo danos ambientais durante toda a colonização). Portanto, a perda de bromélias (micro-habitats), pode resultar na extinção das espécies de S. perpusillus e S. alcatraz.
#Reflexão: Vamos supor que essas pererecas sejam extintas, doravante a uma supressão de vegetação em determinada área. Em outro ambiente, inicia-se um processo recuperação de área, e terá como resultado, a presença de bromélias. Como a espécie de perereca foi extinta, não haverá mais sua presença nas bromélias, … então os mosquitos vão depositar seus ovos, irão se proliferar, e… (eis as possíveis elevações de casos de febre amarela, dengue, …).

Cientistas investem em pesquisa, para entender
melhor a ecologia das bromélias.

A preservação de micro-hábitats (como uma bromélia), é tão importante quanto a de macro-hábitats (florestas, restingas, dunas, …). Esses ambientes se interligam, indivíduos que usam pequeníssimas áreas, têm interações com os que utilizam milhares de quilômetros, e sem dúvida, nós. Qualquer mínima ação, pode gerar danos irreparáveis e de magnitude imprevista. Eis o motivo de se tomar muito cuidado ao desenvolver um projeto ambiental, ou licenciamento... qualquer falha, pode trazer danos irreversíveis.

E para concluir, as bromélias vão muito além de plantas ornamentais, mas, espécies vegetais amplamente utilizadas por nós humanos, tanto na saúde, quanto alimentação. Um exemplo claro é o Abacaxi ou Ananás (Ananas sp.), fruta utilizada na alimentação, sendo fruto rico em nutrientes.

Floração de Ananas sp. no Parque Ecológico Abelha Rainha (Içara/SC)

Como observado, nossas ações, quando irresponsáveis sobre a biodiversidade, pode gerar consequências graves, que sem dúvidas, irá resultar em problemas para nós mesmo. Assim, vamos valorizar e priorizar a preservação ambiental, para evitar dores de cabeça, tanto para nossa saúde, bem estar e economia.

Flagra de lagarta comendo uma flor de bromelia.

Forte abraço, e até breve ;)

Algumas Referências Bibliográficas

RAVEN, P. H.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. ed. 8. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2014.
ROSIQUE, I. R.; IVANDIR, R.; CHEIN, L. A. Fundamentos de botânica. São Paulo: F.T.D., 1976.
SCHULTZ, A. Introdução à botânica sistemática. v. 1. ed. 5. Porto Alegre: Edições URGS, 1980.
STABILE, L. Influência da complexidade estrutural de bromélias-tanque sobre a composição de aranhas e formigas. Salvador, 2009.

5 comentários:

  1. Oi boa tarde Calebe. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 05. Parabéns pelo seu excelente trabalho. No meu Blogger também valorizo a natureza. Bem precioso que Deus nos deu a oportunidade de cuidar.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, muito legal o seu trabalho. Já visitei e segui você lá ;)
      Abraço e sucesso!!!

      Excluir
  2. Boa tarde professor Calebe obrigado pela visita e carinho. Espero um dia conhecê-lo e quem sabe Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  3. Conheço plantas dessas em Portugal. Algures no Ribatejo, onde nasci, existem plantas destas. Ou pelo menos são muito parecidas, direi memo iguais, lol
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Legal saber dessa informação. Forte abraço :D

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D