quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Registro de uma pequena aranha defendendo seu ninho


aranha familia Salticidae em registro maacro
O microDOC se baseia na pequena história dessa linda aranha, que estava observando e cuidando do ninho (veja na imagem, logo abaixo da folha onde ela está).

O MicroDOC de hoje foi desenvolvido de modo inesperado, isso pois os registros ocorreram no acaso. Estava eu no quintal de casa, e avistei uma aranha negra com uma área alaranjada na parte superior do abdome, e atrás dela, havia um ninho de teias.

Assita ao microDOC: Flagra de Aranha na defensiva

Corri para pegar a câmera e fotografar essa lindona, mesmo sabendo que tenho muito medo de aranha (sério). Ao retornar para fotografar, a aranha se escondeu, e fui tentar achar ela e quase ‘engoli’ a outra aranha, essa do vídeo.

Já que a aranha anterior sumiu, eu fiquei fazendo fotos da nova xodó, e inesperadamente, algo aconteceu, uma terceira aranha surgiu na árvore, chamando a atenção da pequena protetora. Ela lançou uma teia na folha para se prender, e foi seguindo a pequenina invasora.

aranha familia Salticidae em registro maacro
Aranha 'invasora' aparece.

Com muito medo (risos), comecei a filmar a situação, até no momento em que o ataque ocorreu (ela não despencou, pois estava com a pequena teia presa na folha). A defesa do ninho fora concluída com êxito, para nossa amiguinha aranha, e este curioso biólogo que tem medo de aranha =D

Não é a primeira vez que registro imagens de uma aranha dessa espécie, mas defendendo seu território, foi a primeira vez. Mesmo não sendo especialista em aracnídeos, nem o ‘foco’ do nosso blog, ainda assim achei interessante partilhar essa ‘aventura’ selvagem com vocês. 

aranha familia Salticidae em registro maacro
Como êxito, ela retorna ao seu posto inicial.

22 comentários:

  1. Uma pequena aranha pertencente a uma das maiores e mais diversa família de aranhas da ordem Araneae, a família Salticidae, nome dado devido a incrível capacidade de se movimentar dando longos saltos, chegando a alcançar uma distância de até vinte vezes mais que o seu tamanho, os seus enormes olhos lhe permitem um campo de visão bem longo. Também conhecida como aranha papa-mosca, ela tem hábito diurno e vive tanto no solo, quanto na vegetação arbórea arbustiva, onde caçam suas presas ativamente. Diferentemente de outras aranhas, elas não constroem teias, capturam suas presas de forma ativa, com um ataque certeiro, e bem calculado. Outra curiosidade destas aranhas, além do método de busca de alimento para a sobrevivência, é a mimetização de outros animais, como formigas, além de investimentos em cores diversas. São bem inofensivas, por isso não é necessário ter medo ou pânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o.o que curiosidade mais incrível trouxe para engrandecer ao post. Sou leigo em aracnídeos e invertebrados, e jamais imaginaria essa peculiaridade.
      De fato, são espécies lindas e inteligentes, vale muito a pena estudá-las e conhecê-las.
      Muito obrigado mesmo pelo seu compartilhamento, espero que, como eu, outros aprendam com você sobre estes incríveis seres.
      Forte abraço ;)

      Excluir
  2. Boa tarde meu querido amigo Calebe. São detalhes importantes e preciosos que ninguém percebe, só olhos inteligentes como o seu. Calebe vou te confessar uma coisa: nem sei o que é PagRank: 3/10 ou cPR Score: 3.0/10

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, muito obrigado 😊
      Referente ao PagRank e cPR, é como os buscadores observam os sites, e apresentam ao publico. Vai de 0 a 10, sendo o 10 um super comum e de alto nível de conteúdo. Chegar a 1 já é um desafio.

      Excluir
    2. Boa noite meu querido amigo. Obrigado pela resposta. Mais como faço para ver ou obter essa informação? Tudo bem com você e sua família?

      Excluir
    3. Oi Luiz, você consegue ver em https://checkpagerank.net/
      Aqui vai caminhando e com você?
      Abraço :D

      Excluir
    4. Boa tarde meu querido amigo. Graças a Deus tudo bem. Depois de um passeio por alguns estados: MG, GO, SP, PR e DF estou no Rio com uma primavera muito quente. Grande abraço carioca.

      Excluir
    5. Oi Luiz,
      que bom que matou a saudades dos passeios.
      Agora tem novos materiais sara seu blog :D
      Forte abraço

      Excluir
  3. Imagino que terá sido um cenário muito engraçado de assistir.
    .
    Cordial abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, Calebe. Não gostaria nada de sentir a aranha na mão, mas vê-la no seu habitat mostra como a natureza se organiza para haver defesa. Ah, e as cores são bem bonitas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu de fato tenho medo de animais kkkkk
      Mas, quando vejo um, fico admirando. E de fato, belas cores essa tem.
      Ps. achei a pretinha, mas como ela estava se escondendo bem, creio não estar afim de ser fotografada, deixei lá em paz.

      Excluir
  5. Olá amigo Calebe Sem entrar cientificamente nessa área ,mas como leitora do blog e curiosa da natureza que adoro ,sua postagem deste momento da aranha é sensacional e maravilhoso .Obrigado .
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Quando eu vi no vídeo que havia pego de fato o ataque da aranha, decidi publicar. É algo muito maneiro, hehehe
      Forte abraço e muito obrigado pela visita.

      Excluir
  6. O vídeo e as fotos estão espectaculares. Que linda é essa pequena aranha.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      E você precisa ver como ela é interessada no que ocorre ao redor, da pra se divertir e se maravilhar :D

      Excluir
  7. Boa tarde meu querido amigo Calebe. As Cachoeiras de Araguari tem livre acesso, mais sugiro a companhia de um guia turístico local e especializado para evitar problemas. A área territorial de Araguari é muito grande.

    ResponderExcluir
  8. Aranha, que medo!!!
    Mas, em imagens tão lindas, um texto cativante,e o comentário do amigo que enriqueceu a postagen devo te dizer que é uma postagem maravilhosa, instrutiva e inspiradora. Parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :D
      Eu já tive mais medo, hoje estou mais tranquilo a aracnídeos hehe.
      Abraço ;)

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D