sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Sistemas operacionais gratuitos que podem ser utilizados inclusive no seu dia a dia e trabalho


Captura de tela de um computador com XUBUNTU

Olá visitantes do blog, hoje vamos tratar de algo um pouco diferente do corriqueiro (até então). Apresentarei para vocês um pouco sobre sistemas operacionais gratuitos e livres, isso mesmo, estou falando de LINUX.

Mas qual o motivo de estar trazendo este assunto para o blog? Bom, quero apresentar opções gratuitas de programas, sistemas, ferramentas, … que podem ser utilizadas no nosso dia a dia e na nossa profissão. Por fim, compactuar com o principal objetivo do blog: popularizar a ciência a todas as pessoas.

 Mas, o que é Linux?

Um sistema operacional. Todo computador, notebook, celular (Android é Linux), tablet… possui um sistema operacional. Pode ser o da maçãzinha, da janela de quatro cores, ou uma infinidade de opções de LINUX (gratuitos e/ou pagos).

O diferencial do Linux, é por ser um sistema operacional de código aberto, isso é, o código fica disponível para que qualquer ser pensante e com conhecimento em programação, possa ver o código, executar, estudar, modificar e redistribuir o código-fonte, ou até mesmo vender cópias do código modificado, obrigatoriamente sob a  Licença Pública Geral (GPL) GNU.

 Por que quero apresentar para vocês?

Creio que não tenham notado, mas fiz ajustes na página de Biotutoriais. Nesta página, coloquei algumas informações novas: irei apresentar programas gratuitos, técnicas e ferramentas, todas voltadas à nossa área de atuação (anteriormente, tratava apenas de técnicas simples em tabelas). 

Os programas que eu apresentar aqui no blog, terão que ter versão para Linux.

 Linux: Quais existem e onde baixar?

Xubuntu – Ubuntu – Lubuntu – Kubuntu – Edubuntu

Isso mesmo, juntei esses cinco sistemas operacionais num item só, pois a mecânica deles são idênticas, mas o visual difere. Algo importante a citar, é que esses sistemas são partes de um produto da empresa Canonical?

- Canonical: empresa central no desenvolvimento desses sistemas operacionais. Vêm dessa mesma empresa diferentes programas e sistemas operacionais que movem uma infinidade de produtos, como carros, servidores, computadores, etc. Talvez, você usa algum produto da Canonical e nem imagina que está utilizando (Curiosidade, dê uma olhada no manual de fabrica do teu carro :D)
Qual dos Ubuntu utilizar? Bom, qualquer um, depende do seu objetivo, vou deixar uma dica rápida pra você ganhar tempo:
- Computador fraco/velho: Xubuntu [utilizei] – Lubuntu
- Computador bom (qualquer um, mas...):  Ubuntu [utilizei] – Kubuntu [utilizei]
- Computador dedicado para educação (milhares de escolas utilizam): Edubuntu
Quanto tempo de suporte tem o sistema operacional: 3 a 5 anos. Mas, atualizar para nova versão é fácil e 100% gratuito. (Para ter suporte longo, é necessário se cadastrar no site da Canonical)

Supomos que você tenha um computador fraco, ou objetiva num sistema prático e que priorize seus programas (R, QGIS, Documentos). XUBUNTU, a meu entender, é a melhor opção (Fato que dediquei a ele o primeiro local dos sistemas)

Algo que acho incrível nesse sistema, é que você pode personalizar ele por completo. Tipo de tela, formato dos ícones, etc… tudo é ajustável ao seu gosto. 

Ele possui versão em português (como todos os sistemas operacionais desse grupo).

Se teu computador possui muita memória, e você quer dividir ela em 2 parte, um para um sistema e outro para o Xubuntu, o instalador faz isso para você.

Onde baixar, e como instalar: https://xubuntu.org/download/
Para instalar, utilize um DVD com o arquivo gravado nele, ou um PENDRIVE (dica PENDRIVE: https://www.professores.uff.br/juanbrettas/wp-content/uploads/sites/114/2017/08/Tutorial-para-criar-pendrive-inicializ%C3%A1vel-do-UBUNTU.pdf)

DICA: Sempre que for baixar o sistema, escolha o versão LTS. Esta sigla significa que o sistema é de longa durabilidade de suporte.

Manual XUBUNTU: https://docs.xubuntu.org/1704/user/pt_BR/index.html


LUBUNTU é leve. Nunca utilizei :D
O princípio do sistema operacional, é dar vida até aos computadores mais limitados, com os mecanismos famosos desse grupo de sistemas operacionais.
Página oficial: https://lubuntu.me/
Onde baixar: https://lubuntu.me/downloads/
Manual LUBUNTU: https://manual.lubuntu.me/stable/ (não achei em português)
- Fórum com dicas em português: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Vamos-testar-esse-tal-de-Linux/?pagina=3
Observação: qualquer Ubuntu, terá o mesmo design de comando. O que muda é o visual do computador. E sempre terá dicas online, em português, principalmente.


UBUNTU – (“A humanidade para todos”, no idioma zulu e xhosa, sul africano)

Esse talvez seja o principal carro chefe da Canonical (e é gratuito, como todos os outros). O Ubuntu tem sido instalado em milhares de maquinas quando saem da loja, e por medo de conhecer essa maravilha (e preconceito mesmo), desinstalam o sistema e colocam um outro sistema na versão pirata, se colocando a milhares de riscos tecnológicos.

Todos os sistemas possuem opção gratuita, podem ser instalados por DVD ou PENDRIVE, como já apresentado no XUBUNTU.


E para não ser repetitivo, vou juntar os demais. Assim como já citei, há outras versões, como o KUBUNTU (elegante), e EDUBUNTU (voltado a educação e controle dos pais)
Baixar KUBUNTU: https://kubuntu.org/getkubuntu/
Manuais KUBUNTU: https://help.ubuntu.com/kubuntu/desktopguide/pt_BR/index.html

Baixar EDUBUNTU: https://www.edubuntu.org/#download
Manuais EDUBUNTU: https://wiki.ubuntu.com/Edubuntu/Documentation


Fedora – “É o seu sistema operacional”

Pra início de conversa: nunca usei FEDORA. Mas eles possuem um grande ponto positivo: o site deles também está em português, ou várias outras línguas (não apenas o sistema operacional).

Outra informação legal sobre o FEDORA, ele é patrocinado pelo Red Hat. O que significa: Não faço a mínima ideia.

Confesso ter ficado confuso com as diversas opções para baixar o sistema operacional, mas… observei que o SPIN utiliza uma versão XFCE. O que isso significa: se seu computador é fraco, vai nesse que é mais certeiro.

Site oficial: https://fedoraproject.org/pt-br/
 
Debian – Esse eu não tenho nem palavras para descreve-lo

O DEBIAN é um dos principais sistemas operacionais de código aberto do planeta terra. Todos os outros sistemas operacionais Linux tem um certo DNA do Debian. 
 
Curiosidade, ou nem tanta, mas esse sistema não é ‘gerenciado’ por uma empresa como Canonical e afins, como o próprio site do sistema operacional diz: “O Debian é uma comunidade - Milhares de voluntários(as) ao redor do mundo trabalham juntos(as) no sistema operacional Debian, priorizando o Software Livre e de Código Aberto.”

Sim, DEBIAN é um sistema operacional muito bom, gratuito e em português. Se se você baixar qualquer outro sistema operacional, a qualquer momento verá alguma arquivo (.deb) de instalação. Exato, .deb vem do próprio, Debian.
Onde baixar: https://www.debian.org/distrib/

E para finalizar:

Trouxe este post para dar uma nova opção de ferramentas gratuitas e seguras. Sempre que descobrimos algo novo, temos um pouco de dificuldades, mas logo aprendemos e nos viramos bem.

Uma outra citação que daria aqui, é que se você utiliza o "R", saberá utilizar muito bem o terminal desses sistemas operacionais :D

Bom, nos próximos posts de Biotutoriais, vou trazer dicas e métodos para programas voltados a ciência, pesquisa e trabalhos técnicos para consultores. Prontos?

Forte Abraço,

Calebe Borges

6 comentários:

Fico feliz com sua participação, comente :D