sábado, 12 de fevereiro de 2022

Sementes: a estratégia reprodutiva que se tornou fonte de recursos e um universo de curiosidades


Semente de palmito-jussara (Euterpe edulis) emergindo pós germinação.
Semente de palmito-jussara (Euterpe edulis) emergindo pós germinação.

Hoje abordaremos sobre um tema muito bacana, que envolve a maior parte dos vegetais conhecidos no planeta, as sementes, seus modos de dispersão, dentre outras curiosidades.

E para isso, vamos ter duas abordagens. Na primeira, apresento para vocês o microDOC, ou micro documentário, que publiquei em meu canal no YouTube, mas pode ser assistido a seguir. O segundo modo, e não menos importante, o post escrito aqui no blog, no qual tentarei tratar de forma simples algo super complexo, vamos viajar nesse universo?

Assita ao microDOC: Sementes: Um olhar microDOC

O que são sementes? 

Sementes são, de um modo genérico de se tratar, um óvulo maduro e fecundado, contendo em seu interior uma planta embrionária e substâncias de reserva – nutrientes para o início da germinação e emergência da nova planta.

Se fossemos tratar de termos técnicos, ficaríamos horas conversando, e mesmo assim não encerraríamos o papo, pois as questões sementes são extremamente complexas e com muitas formações e características peculiares, mas seguimos...

Quais os tipos mais comuns de sementes? 

Podemos encontrar no planeta terra, uma infinidade de tipos de sementes. A exemplo, temos uma palmeira que ocorre nas ilhas maldivas, a coco-do-mar (Lodoicea maldivica (J.F.Gmel.) Pers.), que possui uma das maiores sementes do planeta terra, com até 42 kg, e temos também pequeníssimas e milimétricas sementes, como as da espécie manacá-da-serra (Tibouchina sellowiana (Cham.) Cogn.) e grande parte das orquídeas, bromélias, … (e que possivelmente temos em nossos jardins).

Todavia, cada vegetal desenvolve um modelo de característica para sua semente e fruto, o que têm como meta a dispersão mais eficiente, e sua capacidade de resistir a dessecação. Portanto, temos algumas características popularmente conhecidas como:

Exemplo de semente alada. Espécie da família Asteraceae, a mesma do dente-de-leão.
Exemplo de semente alada. Espécie da família Asteraceae, a mesma do dente-de-leão.
Sementes-aladas: Que possuem uma anatomia que favorece a aerodinâmica, isto é, com as ações dos ventos, conseguem planar longe. A exemplo, temos o dente-de-leão, os jacarandás e os ipês.

Cereais: São grãos originários de plantas conhecidas como gramíneas, das espécies comuns temos o arroz, a aveia, o milho.

Leguminosas: as sementes denominadas de leguminosas, são originárias de plantas da família botânica Fabaceae, dentre elas temos amendoim, ervilha, feijões.

Amêndoas: São sementes da amendoeira, espécie da família das Rosaceae. Podem haver amêndoas comestíveis e toxicas, que são mais utilizadas na extração de óleos…

No nosso dia-a-dia? 

Há uma infinidade de usos das sementes no nosso dia-a-dia, como:
Alimentação: há uma riquezas de oportunidades e alimentos originários de sementes, como o milho, ervilha, arroz, feijão, trigo, soja, aveia, castanha, café, dentre muitos outros.

Óleos vegetais comestíveis: óleo de girassol, de soja, de oliveira, de coco, de milho...

Combustíveis: atualmente, tem-se crescido o número de combustíveis originados de plantas e sementes, como o biodiesel de girassol, mamona, dendê, canola, amendoim, soja e até mesmo do algodão.
Da mamona, são produzidos os biodiesel.
Da mamona, são produzidos os biodiesel. Na foto, fruto verde e maduro, e em cada fruto, contém 2 sementes no seu interior. Família Euphorbiaceae.

Meios de dispersão: 

Por fim, de nada adiantaria produzir uma sementes viável, sem conseguir mandá-la para outro local, e estender a abrangência de existência de sua espécie, certo? As plantas com sementes, portanto, desenvolveram estratégias para a dispersão, dentre elas, temos a dispersão por:
Autocoria: essa pode ser uma das características mais engenhosas de jogar a semente longe. A autocoria, a própria planta joga de alguma forma a semente, como no caso da maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana Hook.f.), quando seca a capsula/fruto, ele estoura como uma mola e joga longe a semente.
Dispersão de sementes de maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana Hook.f.)
Dispersão de sementes de maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana Hook.f.)
Anemocoria: no caso, a dispersão pelo vento – as que chamamos no post como sementes aladas. Estratégia essa utilizada por plantas como o dente-de-leão (Taraxacum sp.), os ipês (Handroanthus sp.) e jacarandás (Jacaranda sp.). Outrossim, quando a semente é muito pequena e leve, é favorecida também pela ação dos ventos.

Hidrocoria: semente transportada pela ação das águas. Podemos ter aqui sementes levadas por rios e lagos. Lembra da maior semente do mundo, do coco-do-mar citado no começo do texto, pois bem, ela é super pesada, mas é facilmente transportada pelas águas.

Zoocoria: os animais, ao consumirem o fruto da planta, pode ingerir ou simplesmente descartar a semente em algum local. Os morcegos, por exemplo, comem o fruto inteiro e defecam durante o voo, e assim, a semente sai junto com as fezes e ganham maiores chances de sucesso. Essa característica também é observada pelas aves, e demais animais vegetarianos e onívoros.
O esquilo, quando pega o coquinho do coqueiro jerivá (Syagrus romanzoffiana), consome o fruto ainda verde, e joga a semente do alto das árvores para o solo.
 
Concluindo: 

Não, as plantas não criaram as sementes pensando em nos alimentar. Sementes são, no caso, um novo ser, uma nova planta, que, em ambiente favorável às características necessárias para a sobrevivência daquele vegetal, germina e emerge como novo vegetal.

Se engana quem acha, que para se criar uma árvore monumental, obrigatoriamente, a semente precisa ser proporcional a planta mãe… o manacá-da-serra está aí para nos desmentir.

Por fim, um fruto com muitas sementes, favorece que um maior número de embriões tenham chances de sobreviver, mas… um pequeno fruto, ou pequena semente, como no caso de grãos, tem maiores chances de predação. Portanto, deve-se pesar o custo benefício desse vegetal em desenvolver a estratégia reprodutiva.

Ainda com curiosidade sobre sementes? Prometo voltar outro dia, aqui no blog, para tratar de outras curiosidades… pois como vimos, é um universo dentro de pequenos (ou nem tanto) óvulos fecundados.

Forte abraço


27 comentários:

  1. Hoje em dia, as sementes, fazem parte da alimentação diária de milhões de pessoas em todo o mundo. Belo tema. O meu elogio
    .
    Feliz fim-de-semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom continue assim calebe nos ensinando o que voce aprendeu👏👏🤗

    ResponderExcluir
  3. Plantá-las e vê-las crescer é uma benção.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo e muito didático . Curiosa o tamanho da maior semente ,incrível!
    Tenho feito uma alimentação quase só de grânulos ,mas se pensarmos tudo tem origem em uma semente .Parabéns e obrigado .
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Minha vontade era mostrar uma semente planando no ar, mas minha câmera, e minha coordenação motora, não ajudam.
      Sobre a gigante semente, é realmente surpreendente... e em pensar que ela usa uma estratégia muito interessante de dispersão, no curso das águas :D
      Forte abraço

      Excluir
  5. Boa tarde meu querido amigo Calebe. O documentário ficou muito bom "vi o vídeo" você é outro amigo que agora eu conheço a voz kkkk. As sementes são importantes em todos os seguimentos, serve de alimento para nós e animais. Destaco o palmito-jussara pois está em via de extinção. Sendo da Mata Atlântica, ele corre muito risco, diferente do açaizeiro ele nasce de uma única semente, diferente de alguns que dão brotos do lado "espero não estar enganado com essas informações". Uma grande tarde meu amigo. Meu sonho é conhecer algumas cidades catarinenses para o Blogger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, tudo bem com você?
      O Euterpe edulis (palmito-jussara), também é uma fonte importante de açaí, sabia disso. Tanto o palmito, quanto o açaizeiro, são da mesma família, a Arecaceae. A diferença entre obter o açaí, e o palmito, que no palmito, é necessário matar a planta. O que leva ao status de vulnerabilidade.
      Além do fator morte, essas plantas são Climax, isto é, necessitam de um ambiente preservado para se desenvolver. E já sabemos, que nossas florestas vêm constantemente sendo atacadas.
      Forte abraço

      Excluir
  6. Ei Calebe!
    Adorei a publicação.
    Amo plantas e gosto de aprender
    e por e prática.
    Se você puder volta lá no Espelhando
    e vê o vídeo no final de publicação,
    coloquei ainda agora.
    É meu cantinho.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Calebe, o mundo das sementes é fantástico, postagem muito didática, saio daqui com novos conhecimentos, e assim vamos aprendendo mais um pouco desse nosso mundo maravilhoso!
    Aplausos para sua postagem!
    Forte abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais,
      Sou muito grato pelas suas palavras.
      Excelente semana, ou restinho de semana ;)

      Excluir
  8. Olá, Calebe!

    Acredite que não fiquei com dúvidas, porque você se explicou muito bem e muito pormenorizadamente. São assuntos interessantes, mas densos, que só Biólogos gostam de falar do assunto. Há muita coisa que eu desconhecia e outras que retive. Eu, que sou Professora de História e de Língua Portuguesa, as Ciências me passam ao lado, confesso. Imagine se eu escrevesse um post sobre a "Guerra dos Sete Anos", por exemplo, ou sobre a origem da Língua Portuguesa. Ficaria fastidioso, decerto, para quem lesse e para quem fosse mestre em Ciências.
    Sou muito sincera e gosto de dizer aquilo que penso. Admito, por exemplo, que você não goste de poesia.

    Abraços e continue nos explicando, porque eu sou leiga nessas matérias, mas gosto de aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu,
      FIco muito feliz pela sua visita. Desculpe a demora para lhe responder, mas como estou muito corrido este mês, acabei me atrasando no que se trata de blog.
      Referente a poesias e afins, eu gosto... mas as vezes fico perdido nas palavras kkk
      Forte abraço

      Excluir
    2. Olá, Calebe!

      Entendo, perfeitamente. Todo o mundo tem um montão de coisas para fazer.
      Um homem de Ciências, pode, vez ou outra, ficar perdido nas palavras da poema.
      Nos seus posts, que leio, normalmente, duas vezes, também fico sem saber como comentar, porque nos dá muito "material" para lermos, absorvermos e entendermos. Façamos todos um esforço.

      Abraço e resto de boa semana.

      Excluir
  9. Bom post com informação cientifica de relevância!
    Você é fera na sua área!
    Bom fim de semana!

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marisa,
      Muito obrigado pela sua visita e palavras.
      Forte abraço.

      Excluir
  10. Ei Calebe,
    Estou passando pra deixar
    Bjins de bom
    fim de Carnaval
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CatiahoAlc,
      Muito obrigado pela sua visita, e desculpe a demora para lhe responder. Forte abraço

      Excluir
  11. Olá, Calebe!
    Que interessante espaço tens aqui!
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre as sementes, por sinal, muito bem explicado por ti.

    Grata pela visita em meu blog! Voltarei aqui mais vezes para ver teu trabalho!

    Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Fico muito feliz pela sua visita e palavras.
      Forte abraço, e assim que eu puder, estarei visitando seu blog tbm.

      Excluir
  12. Grata pelo aumento dos meus conhecimentos!

    Boa semana e um abraço :)

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde meu querido amigo Calebe. Passando para desejar uma excelente terça-feira.

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua participação, comente :D