domingo, 1 de maio de 2022

Será que as plantas conseguem nos ouvir e entender?

Muito de nós humanos, temos uma facilidade de bater papo com tudo e todos. Conversamos com colegas, vizinhos, amigos, familiares e estranhos, mas, também batemos um papo com nossos animais de estimação, animais silvestres, objetos gerais e as plantas. Mas, será que as plantas conseguem nos ouvir e entender?

Flor de Melastomataceae
Será as flores os 'ouvidos das plantas' - Flor de Melastomataceae.

Princípio de tudo: o que é o som? 

Os sons são, na verdade, emissões de ondas sonoras ou ondas mecânicas, isto é, a vibração das moléculas de ar (para entender melhor sobre isso, clique aqui e assista a esta vídeo aula curta).

Todos nós ao ouvirmos uma musica, emitimos emoções, por exemplo, numa musica clássica, tranquilidade, no rock, euforia, em filmes, aquela musica melancólica ou emotiva, emoção. A vibração sonora, portanto, pode gerar uma resposta ao estimulo.

As plantas podem captar sons? 


Alguns estudos demonstraram que elas possuem a capacidade de se comunicar, principalmente com o auxílio de fungos, por emissão de sinais hormonais e odores, além de conseguirem identificar sons.

Uma das ultimas e incríveis descobertas, está na confirmação de que as plantas conseguem ‘ouvir’ o zanzanar dos polinizadores. A descoberta foi feita pelos pesquisadores Lilach Hadany, Dr. Yuval Sapir e Prof. Yossi Yovel, onde eles observaram que as flores de uma espécie comumente chamada de prímulas (família Onagraceae), produzia néctar mais adocicado temporariamente, ao conseguir ouvir o bater das asas dos polinizadores (chamando a atenção dos polinizadores, e evitando gastar energia a mais, produzindo essa elevada carga de açúcares, sem a presença de polinizadores).

estrela-branca Menyanthaceae - Nymphoides indica
Há muito a se pesquisar sobre as plantas e os sons.

Mas emitem sons? 

Muitas vezes (ou sempre), de modo involuntário, elas acabam emitindo sons. Vamos tentar compreender de uma forma mais abrangente.

Quando você faz um eletrocardiograma, o equipamento trás de modo prescrito como está o transitar dos vasos sanguíneos, e funcionamento do coração.

As plantas vasculares, como as árvores que conhecemos, também possuem canais condutores (xilema e floema), nesses canais, transitam água e fluídos nutritivos, hormônios, etc…

Há tanto o transporte de fluído das raízes para folhas, como vice e versa. E como ocorrem nas nossas veias (humanas/animais), há ruídos no transporte de água e seiva bruta nas plantas nesses canais.

Muito bem, entendendo sobre isso, vêm alguns dos meios de comunicação das plantas, pelo meio dos sons.

Uma equipe da Universidade de Grenoble (França), realizou pesquisa em árvores sobre estresses, e captaram através de sons ultrassônicos, o pedido de ajuda das plantas, na falta de água. Isto é, com o baixo nível de água no corpo da planta, há aumento de bolhas de ar, que geram sons específicos, e informam estar ocorrendo um estresse hídrico. 

Já na Universidade de Tel Aviv (Israel), pesquisadores identificaram nos pés de tomates e tabacos, a ocorrência de “gritos” ultrassônicos, quando a planta sofre um corte/poda ou por estresse hídrico. Como são sons ultrassônicos, nós humanos não conseguimos ouvir, mas muitos animais conseguem (o que acaba favorecendo a esses animais na escolha de plantas para ovopositar ou atacar – o que pode ser negativo para a planta, também). Por fim, os pesquisadores observaram que esses sinais sonoros puderam chegar a 35 sinais ao ficar sem água (estresse hídrico), e 15 sinais ao sofrerem podas. Os sinais aqui observados, têm como origem os canais condutores, observado no estudo anterior. Aos pesquisadores, este som pode ser um mecanismo de aviso às vizinhas, de que houve uma poda/corte, e ou aviso para que elas se defendam (mas este tema está em estudos).

Qual meu ponto de vista? 

A alguns anos, um ex professor meu comentava que utilizava equipamento do estilo “eletrocardiograma”, para captar os sons do tronco das árvores, e saber como transita os fluídos.

Ele havia comentado, que conforme o ruído gerado pelas plantas, tinha a ausência ou presença de espécies epífitas ou epifíticas (samambaias, orquídeas, bromélias, briófitas, líquens, etc...).

Portanto, poderia então o estilo sonoro do tronco, ser inibidor ou um convite a suas moradoras epífitas.

Plantas epífitas e epifíticas em tronco de árvore - Rhipsalis sp. e Briófitas.
Plantas epífitas e epifíticas em tronco de árvore - Rhipsalis sp. e Briófitas.

Sabe-se também, que as plantas gostam de viver em comunidades (vivem em famílias, se comunicam, se ajudam, ou se matam mesmo). Deixar uma planta isolada, sem interações, pode portanto ser um precursor ao seu adoecimento.

Deste modo, posso um dia considerar o que falo ser um erro, porém, acredito que as plantas não conseguem entender o que falamos, mas conseguem sentir as vibrações sonoras. O que pode ocorrer, quando pegamos nossa plantinha, elogiamos e agradamos, por ter dado umas flores lindas, umas folhas novas, … é na verdade, o ato de cuidar associado a vibrações leves que são captadas pelas plantas. Ligado a isso, têm a rega, zelo, cuidado para se não está pegando sol demais (ou de menos) e acompanhando a evolução dela.

Mas como disse, isso pode ser revertido no futuro, o que não acredito muito :D, mas nada é impossível.
Concluímos aqui tendo as seguintes noções: 
- Plantas podem captar os sons;
- Elas usam a seu favor (como produzir mais néctar doce para atrais os polinizadores);
- E podem emitir som que...
- ...Podem ser utilizados para defender as suas vizinhas (quando sofrem ataque de predadores, os sons podem, ‘quem sabe’, ser captado pelas vizinhas, que preparam anticorpos defensivos);
- Ou gerar sons ‘sem querer’, que alertam aos demais que ela foi cortada, rompida ou está com sede.
Finalizamos aqui, com mais dúvidas que soluções, mas com a certeza de que... os vegetais são um universo a parte, que nós achamos entender, mas que temos muito a apreender.

Forte abraço :D

14 comentários:

  1. Super interessante a publicação.. Deixando de lado a ciência, tem momentos que somente as plantas podem entender nossas lamúrias .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      De fato, elas são boas ouvintes. O que não deixa de ser ciência :D
      Cortou o cabelo? Ficou muito bom, aprovadíssimo.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Sei que fazem companhia e dão alegria.
    Sejam ou não boas ouvintes.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ter uma plantinha em casa 🌷🌺👏👏

    ResponderExcluir
  4. Olá, Calebe, que excelente postagem, sempre tive dúvidas se as plantas sentem alguma coisa, se emitem sons...
    Faz muito tempo e já não lembro a quem perguntei se as plantas se comunicavam entre si, se escutavam sons, se sentiam algo quando alguém as arrancava...por aí.
    Perguntei a uma pessoa e ela disse: não, como elas não têm sistema nervoso, nada sentem. Essa foi a resposta.
    Mas perguntei isso porque não gosto de receber flores em datas, não gosto de vê-las morrer aos poucos, afinal é um ser vivo.
    Volto para ver a sua resposta, Calebe!
    Uma feliz semana, com paz e saúde!
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais, tudo bem? Desculpe ter demorado a te responder, mas os dias estão atrapalhados por aqui. Fico feliz em ter agregado algo a você, e que te deu interesse em retornar ao blog. Forte abraço e excelente semana.

      Excluir
  5. Boa tarde meu querido amigo Calebe. As plantas nos transmitem paz e tranquilidade. Aproveito para agradecer sua visita e carinho. Espero realizar meu sonho de conhecer Santa Catarina, tenho amigos que se mudaram para Brusque. Já recebi o convite, só falta o tempo e dinheiro kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, tudo bem? Fico muito feliz pela sua visita. Realmente, a falta de dinheiro atrapalha as nossas viagens. Forte abraço, e espero que logo consiga realizar seu sonho.

      Excluir
  6. Estudo extraordinário
    E excelente assertiva!
    Se a planta vegeta é viva;
    Reproduz por seu ovário;
    Se é espécime primário,
    Evolui, sem ter destrezas
    Mas tem vibrações acesas
    A receber vibrações.
    Assim, das vozes, ações
    Podem vibrar e ser presas.

    Abraço fraterno. Laerte


    ResponderExcluir
  7. Olá Silo, fico muito feliz em receber a sua visita e ser presenteado pelo seu poema.
    Palavras leves e com visão científica, algo a ser enaltecido.
    Forte abraço

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua participação, comente :D