domingo, 20 de agosto de 2023

As plantas que também comem 'carne'

Drosera sp. - planta carnívora observada em Restinga da Santa Catarina (Brasil).

Você já deve ter assistido séries ou filmes fantasiosos, que mostram plantas carnívoras devorando seres humanos, caçando outros tipos de animais de grande porte, … mas será que elas tem essa capacidade de caça ativa? Veremos hoje neste post simples sobre plantas carnívoras.

Motivos por serem carnívoras

Aqui surgem milhares de perguntas difíceis de serem respondidas, e talvez nunca sejam elucidadas. Alguns autores citam um livro dedicado às plantas carnívoras (Juniper et al. 1989 - The carnivorous plants), tratando o fator nutriente do solo e disponibilidade de insetos, na estratégia adaptativa dessas plantas para obter os nutrientes, mas o máximo que consegui foi este Review, que cita de modo simbólico esses livro e os fatores nele elencado.

Segundo Mello (1999), as plantas carnívoras digerem os nutrientes dos invertebrados e pequenos animais, mas como são plantas, possuem capacidade de realizar fotossíntese, portanto, o consumo de animais é algo complementar.

Carnívoras ou insetívoras?

Inseto preso nos tricomas glandulares de Drosera sp.

Essa é uma pergunta polêmica: inseto é um animal (animália), mamíferos, répteis e anfíbios também são, certo? Todavia, alguns autores tentam separar insetos desses outros seres, tratando os demais como animais com ‘carne’, e o inseto apenas como inseto (sem carne). Mas, eu sigo a vertente de que inseto possui ‘carne’, tão rica em nutrientes quanto as demais 'carnes' que nós observamos nos supermercados, por exemplo. Há autores que dizem o inverso, de que insetos não são animais com carne (Jocys 2011), e está tudo bem (até haver uma refutação definitiva). Portanto, seguimos...

A grande maioria dos autores aqui já citados, lembram o fato das plantas carnívoras se alimentarem muito mais de insetos, mas… elas também conseguem digerir pequenos vertebrados (sapinhos, ratinhos, ...), como também aracnídeos, crustáceos, e a lista segue (e aumentará conforme novas descobertas vêm a tona). Um exemplo que podemos citar, Dias-Ozorio et al. (2016) analisaram a dieta da planta carnívora (Pinguicula moranensis Kunth), e registraram captura majoritária de insetos, grande número de aracnídeos (aranhas) e de gastrópodo (molusco), mas a espécie que eles estudaram são pequenas, sem capacidade de capturar um vertebrado.

As plantas com registro de consumo de pequenos vertebrados, são aquelas que possuem uma folha modificada em forma de urna (ou copo), no qual, o animal cai neste copo e é digerido ali. Veja exemples neste documentário, da Terra Mater:



Métodos de captura e digestão

Desenho sobre as plantas carnívoras.

Aqui vou citar alguns exemplos dos casos mais comuns em plantas carnívoras. Para isso, fiz esse desenho, na imagem acima. 

- Nas plantas com urna (copo com abertura), elas atraem suas presas com néctar e aromas. Quando o animal (invertebrado ou vertebrado) começa a se alimentar, pode se escorregar na borda da urna e cair no líquido, que fica no interior da urna. Este líquido mata e digere o animal ali presente.

- Segundo exemplo, talvez seja a planta mais cultivada nos lares do mundo todo, a Dioneia possui um aparelho de captura interessante. A folha modificada se abre, e no seu interior há tricomas (pelos) sensitivos. Ela libera odores atrativos aos insetos, que são atraídos até ela. Quando o invertebrado toca este tricoma, a estrutura se fecha e começa a liberação do suco digestivo.

- Terceiro exemplo são as plantas carnívoras com tricomas (pelos) glandulares, essas glândulas secretam um sulco pegajoso. Quando o invertebrado toca nesse tricoma, ele fica preso. A planta então contrai a folha empurrando o invertebrado ao encontro dos tricomas, e ali realiza a digestão do animal. 

Nos três casos, as plantas carnívoras atraem as presas com néctar e/ou odor atrativo.

Plantas carnívoras no Brasil

Segundo Mello (1999), naquele período já eram reconhecidas 80 espécies no Brasil. Dos diversos estudos envolvendo plantas carnívoras no território nacional, há citação entre 60 e 90 espécies identificadas. Mas qual o motivo de não as observarmos facilmente?

Sim, essa pequenissima planta com flor amarela é uma espécie carnívora da família Lentibulariaceae.

Um dos principais fatores, é o formato/tamanho desses vegetais. Muitos são realmente pequenos. Espécies da família Lentibulariaceae, por exemplo, você conseguirá ver a flor minúscula no solo (veja a figura acima, em Lentibulariaceae registrada em Restinga catarinense (Santa Catarina, Brasil). Observá-las as vezes, é uma questão de sorte (ou um olho bem treinado). Mesmo não a vendo, elas existem aqui no Brasil, como em quase todos os continentes. Elas executam seu papel primordial na cadeia trófica, e merecem nosso respeito e maiores estudos.

Espero que tenham gostado desse singelo post, até a próxima :D

9 comentários:

  1. Era a ideia que tinha. Nunca vi uma planta a comer um bife :)))
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais ! Explicação didática e com base científica .Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina,
      Que bom. Esse tem sido meu objetivo, tratar temas de forma leve com embasamento.
      Abraço.

      Excluir
  3. A natureza possui coisas incríveis e marcantes!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Calebe. Obrigado pelo carinho e felicitações pelo aniversário de 4 anos do Blogger viagenspelobrasilerio.blogspot.com
    grato pela visita e comentário. Luiz Gomes.
    Você sabe que meu sonho é conhecer Santa Catarina e fazer matérias para o Blogger, quem sabe passar por sua cidade, lhe conhecer e dar um grande abraço? São Francisco do Sul e Laguna, por serem bem antigas, fazem parte do meu sonho. Passar pela Ponte Anita Garibaldi também.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite e bom final de semana Calebe. Acompanhando as chuvas de Blumenau e demais regiões de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz. SC possui períodos de fortes chuvas, o que necessita de melhor gestão publica para avaliar e mitigar os riscos. Abraço.

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D