segunda-feira, 28 de setembro de 2020

eBooks e Artigos: três exemplos de guias fotográficos de flora e fauna

Hoje daremos início a um novo projeto aqui do blog, o de compartilhamento de materiais técnicos científicos referente a área ambiental e de educação. Portanto, damos a largada a alguns materiais pra lá de especiais, alguns livros guias fotográficos de biodiversidade, que me ajudaram muito na vida acadêmica, e que continuam ajudando.


As obras aqui retratadas, são fontes inspiradoras (para mim). Acredito que tais materiais, vêm a ajudar na melhor identificação e aproximação do leitor a biodiversidade, alavancando o interesse e respeito pela natureza.
O primeiro das 3 obras, é o “Vida Marinha de Santa Catarina” de LINDNER (ORG), 2014. A obra publicada pela editora UFSC, foi inspirada da obra “The Marine Life of Bootless Bay, Papua New Guinea” (2007).
O livro traz imagens de alta qualidade, com identificação técnica de biodiversidade marinha (principalmente de mergulho) do estado de Santa Catarina, produzido por grandes profissionais. O material é muito legal, e pode lhe ajudar a reconhecer os indivíduos que venha a encontrar na costa ou dentro da água, ou dar um norte para uma melhor identificação.

A segunda obra também se trata do estado catarinense, sendo um material resultante de uma tese de doutorado de Ricardo W. BINFARÉ, denominada de “Guia ilustrado da flora da restinga de Santa Catarina”.
O material é de fácil utilização, sendo um item de grande auxílio no processo de identificação botânica. Mas lembro, que os livros são um meio de achar um norte, após ver algo ‘parecido’, no processo de identificação por similaridade, vale a conferência em outros sistemas como o splink e Reflora.

A última obra de hoje, é um livro fotográfico, da flora mais corriqueira do cerrado “Guia de campo: vegetação do Cerrado 500 espécies”, por João D. MEDEIROS. Essa obra, no entanto, retrata mais a inflorescência, e não a planta como um todo, sendo mais indicada a quem está passeando no Cerrado, e se depara com flores no sue entorno.

Acabo me inspirando nessas obras, como uma metodologia de educação ambiental, no qual, o leitor vê nos registros fotográficos, uma aproximação àquilo que vê no seu dia-a-dia. Claro que existem outras obras, todavia, hoje as que eu gostaria de abordar são essas.

Espero que gostem do material :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz com sua participação, comente :D