domingo, 21 de março de 2021

Você já ouviu falar sobre as PANCs?

Hoje vamos abordar pela primeira vez no blog BCBOT, sobre um tema que tem ganhado muita força nas últimas décadas, principalmente pela real necessidade de assegurar a segurança alimentar humana global, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Flor de Ora-pro-nóbis, planta rica em proteínas.
Flor de Ora-pro-nóbis, planta rica em proteínas.

Mas antes de abordar de fato sobre elas, precisamos entender resumidamente sobre alguns assuntos:
1) Desde o avanço da industrialização, há um boom de natalidade e melhora na expectativa de vida, e assim, uma elevação populacional, que hoje (21 de março de 2021), estimasse cerca de 7.8 bilhões de pessoas, comparada a 2.6 bilhões em 1950 (Nações Unidas).

2) A ciência têm buscado diversos meios de melhorar a produção dos alimentos, como o desenvolvimento de transgênicos (modificação genética), melhoramento seletivo, hidroponia, agrofloresta, técnicas diversas, uso de agroquímicos e adubos específicos, alternância de produção e diversificação de cultivares.

3) Mas, como se sabe, a natureza tem muito a nos oferecer, tanto na terra, quanto no mar, e é ai que a ciência vêm buscando aprimorar, com identificação de novas plantas, análise ecológica, de uso por comunidades. Nos últimos anos, por exemplo, participei de eventos nacionais e internacionais, no qual se debateram sobre as emergências globais, a fome, identificação botânica, agricultura familiar, Antártica, mudanças globais, dentre outras temáticas relevantes.
Azedinhas ou trevinhos são facilmente encontrados.
Azedinhas ou trevinhos são facilmente encontrados.

As PANCs portanto, são uma das vertentes que vêm ganhando espaço na pesquisa internacional na busca por alternativas nutritivas, econômicas e ecologicamente corretas. E muitas vezes, específicas comunidades já utilizam determinadas plantas na sua alimentação, ou utilizavam, mas que não são aplicadas em larga escala pela população global.

Curiosidade: diversas universidades e grupos de pesquisa vêm trabalhando com o tema PANCs, e dentre esses estudiosos, têm a acadêmica de Ciências Biológicas da UNISUL de Tubarão (SC), Noêmia de Oliveira (Lattes), que desenvolveu uma página no Instagram, exclusivamente para abordar sobre PANCs e plantas medicinais.


E você, já imaginou que no seu quintal existem algumas plantas de potencial alimentício? Não há dúvidas que existem, mas muitas vezes, você nem cogitou as possuir, vamos conhecer apenas cinco de muitas:
Girassol (Helianthus sp.): além do óleo de girassol vendido nos supermercados, as sementes, pétalas e botões desta planta são fontes de alimentos.

Azedinha – trevinho (Oxalis sp.): vale ressaltar, que existem diferentes tipos de trevinhos, e a azedinha PANC não é aquela que possui uma espécies de cebolinha, e deve ser consumida com moderação, pois possuem ácidos que, em excesso, é danoso a saúde.

Ora-pro-nóbis (Pereskia sp.): a famosa carne de pobre, nome esse dado pelo fato de possuir elevado teor de proteína, em nível superior a um bife bovino. Tem-se crescido consideravelmente seu consumo, e é de fácil proliferação.

Capuchinha (Tropaeolum sp.): além de ser uma das PANCs mais comuns utilizadas, também possui propriedades medicinais. Importante, há contraindicações como para pessoas com hipotireoidismo.

Amaranto (Amaranthus sp.): espécie altamente nutritiva e pode substituir ou ser utilizada com outras hortaliças.
planca conhecida popularmente como capuchinha.
Sempre quando for consumir algo novo, busque informações,
pois em situações como nas observados nas Capuchinhas
(foto acima), algumas pessoas não podem a consumir.

Para finalizar, separei alguns links muito legais, para você que se interessou pela temática, e assim poderá desbravar outras opções de plantas alimentícias não convencionais.

Embrapa – Ecossistema de Inovação
- Um grupo de materiais para você baixar, e entender as melhores formas de cultivos e de obtenção de ricos alimentos não convencionais, com receitas super legais.

Tese de mestrado: Levantamento e Caracterização das Plantas Alimentícias Não Convencionais do Parque Florestal de Monsanto -Lisboa. Por Gisele Duarte, 2017.
- Material completo com plantas alimentícias, características nutritivas e fotos ilustrativas.

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCs)- HORTALIÇAS ESPONTÂNEAS E NATIVAS. Grupo Viveiros Comunitários (GVC). Biologia UFRGS.
- Excelente livro super didático, que lhe apresenta opções nutritivas e de de fácil descoberta.

25 comentários:

  1. As plantas alimentícias são um trend ao qual há já algum tempo aderi.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro,
      Show de bola né, poder diversificar nossa dieta.

      Excluir
  2. Bom dia Calebe. Parabéns pela matéria. Confesso que comi oro-pro-nóbis e não gostei. Serralha e taioba acho que também fazem parte dessa lista. Mais sei que comem folhas de pé de batata-doce e broto de aboboreira. Broto de bambu é gostoso kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      Essas que você citou são sim PANCs, e também não gostei muito de Ora-pro-nóbis. As mais interessantes que acho, são os trevinhos/azedinhas.

      Excluir
    2. Bom dia Calebe, outro dia eu pesquisei os benefícios da Serralha, combate até vitiligo.

      Excluir
  3. Excelente publicação . Temos que investir mais nessa área . O futuro próximo está chegando amanhã e a comida acabando .Espero que cheguem logo e com preços baixos para todos .Abraço

    ResponderExcluir
  4. Excelente e informativo post. Conhecia algumas dessas plantas mas não sabia que eram comestíveis.
    Bom fim de semana
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria, que bom que agregou um pouco para você.
      Há muitas plantas que nós nem fazemos ideia que são comestíveis ou medicinais, mas estão a nossa volta.
      Abraço 🌵💚

      Excluir
  5. Muito bonito o seu blogo mas eu conheço pouco de plantas mas as adoro um😘lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Que bom que gostou do blog. Eu desenvolvi ele, buscando levar a ciência a todas as pessoas, de modo fácil e interativo.
      Forte abraço 🌵💚

      Excluir
  6. As coisas que aqui se aprendem. Costumo gastar em sopa e saladas certas plantas que já conheço. Não me aventuro comer plantas que não conheço. É que gosto de viver, lol
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo. Há livros especializados em PANCs, pra evitar problemas hehe
      Abraço

      Excluir
  7. Hola caleb primera vez en tu blog y que tema mas interesante amo a las plantas decorativas y alimenticias en el fondo de mi casa cultive semillas de plantas convencionales como zapallos tomates berenjenas y nispero.
    Y de las PANCs tenia la flor capucchino es muy trapadora y cuando se seca la flor se forma la semilla y cae al suelo y se reproduce.

    Un placer leerte y conocete.
    Besos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gra,
      Que legal que cultiva suas próprias plantinhas, e de fato... as capuchinhas se proliferam fácil.
      Forte abraço 🌵💚

      Excluir
  8. Olá, Calebe!

    Espero que esteja bem de saúde.

    Não, nunca tinha ouvido falar de plantas comestíveis, mas seu blog existe para nos elucidar sobre esses assuntos e eu agradeço.

    Sim, com a Revolução Industrial a vida melhorou, a demografia aumentou e a ciência se desenvolveu.

    Que bom que hajam plantas comestíveis (medicinais, eu sei que existem e já as tenho usado), que nos deem saúde e forças. Carne, eu não curto. Peixe, me agrada, mas se as plantas comestíveis substituírem o peixe e a carne eu serei uma excelente cliente. Me alimentaria só de plantas comestíveis. Isso é possível sem causar danos ao nosso organismo, como anemia, por exemplo?

    Grato por seu completo e elucidativo post.

    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Céu,
      Hoje, um dos grandes desafios é o custo da proteína, pois se nos alimentarmos de vegetais apenas, precisamos ter uma vasta variedade disponível, e isso é custoso.
      Mas esse desafio vêm sendo vencido, por exemplo, já existem dietas mistas, como as flexitarianas.
      Forte abraço 🌵💚

      Excluir
  9. Obrigada meu amigo pela visita e comentário claro e também por me seguir um😘bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Outra importante chamada de atenção. São inúmeras as plantas silvestres com reconhecidos valores nutricionais. Importa conhecê-las e usá-las em nosso benefício.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua participação, comente :D