quinta-feira, 4 de março de 2021

A eficiência da camuflagem na sobrevivência selvagem

Em ambientes próximo a nossa casa, onde ainda há um pouco de natureza preservada, basta uma chuva para que os anfíbios comecem a sonorizar, lesmas buscam desbravar novos ambientes aproveitando o menor risco de dissecar. Já num dia de sol, gafanhotos e grilos fazem o ar da graça com seus cricrilares, tudo que nos faz lembrar de vidas, natureza… mas já parou para observar, que na maioria das vezes, você não vê esses animais?

Percevejo em meio a folhas de Palmeira-família

A maior defesa contra a morte, é não ser visto, não é verdade? E para um animal predador, ser visto, ajuda a capturar sua preza? Pois bem, em ambas as situações, ser discreto ajuda muito na sobrevivência, e nos enganamos vorazmente, achar que estamos sós.

Basta um pequeno passeio no nosso quintal, que centenas de seres ‘invisíveis’ já nos veem, e como faço para os observar? Andando com muita atenção e paciência. E esta técnica vale para seu jardim, quanto para as florestas (no caso de trilhas).

Uma lagartixa num tronco de Annonaceae.

Portanto, podemos entender que a camuflagem é uma técnica eficiente na arte de se aparentar ao ambiente em que vive/habita. Esta técnica é utilizada por pequenos insetos, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, peixes, … enfim, por todos. E há formas diferentes de se camuflar, como ter o corpo desenhado conforme as cascas dos troncos, se aparentar como uma folha, terra.

Filhotes de aves marinhas, por exemplo, têm as penugens similares ao grão de areia. As zebras, tem nas suas listras, uma forma de enganar os predadores como o leão, em meio a savana. A ave mãe-da-lua, que caça insetos durante a noite, fica ao dia em tronco de árvores completamente imóvel e em sono angelical, que se você não tiver os olhos treinados, jamais irá vela.

Consegue ver este inseto no tronco do abacateiro?

O ser humano também busca essa estratégia, como nós biólogos em trabalho de campo com roupas camufladas, a própria forças armadas (em países gelados, usam roupas brancas similares a neve) e a polícia ambiental. A diferença entre nós humanos, e os animais selvagens, é que mesmos camuflados, os selvagens notam a nossa presença, pelo movimento, odor, etc… se você pegar um documentário selvagem, verá que os cinegrafistas além de se camuflarem, usam diversas barreiras como, um monte de coco de elefante, para não ser notado.

O sucesso da aranha na flor do mamoeiro.

Curiosidade Vegetal
Para quem ama documentários como eu, já deve ter assistido um material produzido pela BBC Earth em 2012: Kingdom of Plants (O Reino das Plantas). Nesta mega produção, realizada no Jardim Botânico de Kew, Inglaterra, durante um ano inteiro, há muito material para ser absorvido, mas… um em especial me chamou a atenção, o Café nativo de Galápagos.

O Café de Galápagos já estava sendo considerado em extinção, então foi acionado a equipe do Kew Gardens para buscar revivê-lo. Durante as tentativas, uma planta totalmente diferente ao café verde e exuberante nascia, mas uma planta com folhas marrons e nada ‘vivas’. Os pesquisadores decidiram então deixar a planta vigorar… até observar uma mudança nas folhas, assim que alcançara determinada altura… era o café.

Pasmos com a novidade, buscaram entender o que motivava essa reação da planta, o que fazia ela ficar discolor, desinteressante… ai entrava uma predadora voraz, que comia tudo o que era verde e delicioso pela frente, a Tartaruga de Galápagos. A partir do momento em que as folhas não eram mais alcançadas pela boca da tartaruga, vinham as tão conhecidas folhas verdes exuberantes do cafeeiro. Eis uma descoberta incrível de camuflagem de um vegetal.
Não importa que tipo de ser vivo utiliza-se da técnica de camuflagem, o êxito para tal proeza, acaba sendo a garantia de uma sobrevivência mais segura, duradoura e/ou nutritiva.

12 comentários:

  1. Tenho a sorte de ter esse ambiente bem em frente à minha casa.
    No meio da cidade.
    Um abraço, bfds

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu amigo Calebe, os bichos são maravilhosos e se defendem bem na natureza, o problema somos nós seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz,
      E enganamos nós, acharmos que não sofremos com as consequências do desrespeito.
      Abraço.

      Excluir
  3. Olá Calebe
    Moro em prédio sem área de natureza próxima .Tenho alguns vasos de plantas na sacadas e encontro muitos destes animais na sacada e grilos ...Qto a camuflagem tem muitos seres humanos camuflando a aparência para o bem e para o mal.BJKS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Eles vão por todas as partes, uns guerreiros.
      Realmente, humanos sendo humanos, muitas vezes, nada sensíveis.
      Abraço

      Excluir
  4. Boa noite meu amigo Calebe. Brigitte Bardot, fez Búzios alcançar uma fama mundial. Antes da pandemia, Búzios era terceira cidade brasileira que mais recebia turistas estrangeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Luiz,
      Muito obrigado por me explicar sobre a estátua presente em seu ultimo post.
      Forte abraço :D

      Excluir
  5. Na natureza, onde é necessário uma luta constante pela sobrevivência, a camuflagem é uma preciosa ajuda.
    Excelente post e extraordinário blogue, meus parabéns.
    Fique bem, abraços deste lado do Atlântico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Fico feliz em receber sua visita e comentário.

      Estou visitando e seguindo seu blog também :D
      Forte abraço.

      Excluir
  6. Calebe,
    Eu amo ficar quieta no jardim
    observando essa vida toda
    que só quem se permite.
    Sua publicação é rica.
    Quanto a pergunta que deixou
    lá no Espelhando, as flores não são
    de Pitáia, são a Dama da Noite.
    Essa no meio da quarentena alguém
    pôs em uma calçada com a placa de doação.
    Como há os que adotam animais, eu
    adoto plantas. Estive lendo e há a
    possibilidade de enxerto com a Pitáia,
    e assim a mesma planta produzirá
    flores e fruto. Mas eu prefiro ficar com
    as flores.
    Bjins de boa nova semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CatiahoAlc,
      Muito obrigado pela visita e palavras.
      Referente a minha pergunta, é que as Pitayas possuem flores muito parecidas. Já os frutos, são similares, mas bem menores. Além disso, li sobre uso medicinal, muito legal :D
      Abraço, tudo de bom ;)

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D