quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Orvalho: as gotículas que se formam por moléculas de água distribuídas no ar

O orvalho é o processo de condensação das moléculas de água presente no ar como vapor para o modo líquido, geralmente observado nas paredes das plantas, com a redução da temperatura. Fácil de entender? Eu não acho, mas vamos buscar compreender melhor.

Orvalho em azedinhas no gramado.
A condensação é o processo físico, no qual, a matéria troca seu estado de vapor para líquido, vamos a um exemplo: quando você remove uma garrafa de água da geladeira (e ela está bem gelada), ao colocar sobre a mesa, começam a criar gotículas de água ao redor da garrafa. O que acontece nessa situação, é a água no modo vapor presente no ar, em contato com a parede da garrafa, condensa e vira liquida (então, não 'cai' como chuva, mas se transforma).

As plantas, por si só, são mais 'frescas' e mantém a temperatura ambiental mais equilibrada, faça um teste, vá num jardim e coloque a mão no interior de arbustos, verá que a temperatura é mais amena e agradável…

Outra questão importante a se compreender, é que quando mais abaixo/próximo ao solo, menor o calor, isso é (convecção): quando o ar esquenta, sobe… e quando esfria, desce. Assim, durante a noite, com a ausência do sol, a temperatura tende a esfriar, e com a descida do ar mais frio, as moléculas de água acabam condensando nas paredes que encontram, como na parede vegetal.

Essas gotículas são importantes, pois podem servir de recurso natural de água para uma diversidade de indivíduos, e em áreas onde não há ocorrência de chuva, são os únicos meios de obtenção de água pelos seres vivos, e claro, o ser humano vêm criando tecnologias para obter água neste modo, inclusive em desertos.
Geada: quando a temperatura é muito baixa, o orvalho congela, gerando aqueles tapetes brancos, a geada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz com sua participação, comente :D