terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

BRIÓFITAS: Dois artigos sobre identificação


Os musgos ou briófitas são pequenos seres vivos que me dão verdadeiro prazer e alegria em abordar. Em setembro de 2020, fiz um post abordando sobre o tema e naquela postagem utilizei como uma das referências, um dos artigos que vamos conhecer hoje neste vídeo eBooks e Artigos.

Vale ressaltar, que esses dois artigos do vídeo, são altamente didáticos, sendo uma ótima ferramenta de ensino para estudantes e profissionais, portanto.. vamos conhecê-los:

BORDIN, J. Briófitas. Trabalho de Estágio de Docência. 2009.

O primeiro artigo é uma produção de uma pesquisadora brasileira, Jussara Bordin, que venho acompanhando a um certo tempo os seus trabalhos. Considero um dos projetos mais didáticos e assertivos para o correto e eficaz entendimento sobre os musgos.
Com este artigo, você conseguirá diferenciar muito bem os três tipos gerais de Briófitas, compreender as principais funções, diferenças e morfologia. Tenho certeza que irá se surpreender com tamanha simplicidade e eficiência de um artigo.
Artigo em PDF

HESPANHOL, H.; VIEIRA, C. C.; SÉNECA, A. Briófitas: Ribeiro S. Pedro de Moel. Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos CIBIO/ICETA e Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências, Universidade do Porto. Vertigem - Associação para Promoção do Património, 2008.

Esse segundo artigo foi, na minha opinião, um achado e tanto. Apesar de ser um ano anterior ao da Jussara, eu acabei conhecendo este trabalho por volta de 2018.
Além de abordar didaticamente as morfologias, têm uma chave de identificação botânica incrível, que mesmo um não experto, consegue utilizar com total tranquilidade. Olhando para este material, da muita vontade de visitar Ribeiro S. Pedro de Moel e ficar investigando os musgos daquele local utilizando este material.
Artigo em PDF

Por fim, prometi alguns materiais extras no vídeo, e aqui apresento outras opções para download, todavia, muitos desses materiais são em inglês.

CRANDALL-STOTLER, B. J. & BARTHOLOMEW-BEGAN, S. E. Morphology of mosses (Phylum Bryophyta). In Flora of North America Editorial Committee (eds) Flora of North America North of Mexico. 2007. Bryopsida: Mosses, Part 1. Oxford University Press, New York.

Este artigo em inglês acaba sendo um pouco mais pesado, pelo fato de ser em inglês, mas traz um entendimento técnico importante sobre o filo Bryophyta. Gosto bastante deste artigo, pelo fato de trazer ao nosso contexto uma temática no idioma global, possibilitando um aprendizado mais amplo e auxiliando numa possível pós-graduação.
PDF - Site HTML.

Introduction to Bryophytes. The Public Face of Biology 321, UBC, Vancouver, Canada.

Buscando também aproximar nosso conhecimento na abordagem global, têm este website da University of British Columbia (UBC), que considero também muito didático e bonito de se visitar.
Site HTML

COLE, T. C. H.; HILGER, H. H.; GOFFINET, B. Bryophyte Phylogeny Poster (BPP). 2019.

E sem dúvida, não poderia faltar o poster da Filogenia das Briófitas.
Website - PDF - PDF em Português.

8 comentários:

  1. San Tai Kin Hong
    (Votos típicos de Ano Novo Lunar e que significam boa saúde durante o ano).

    ResponderExcluir
  2. Elogio e admiro muito o seu trabalho. Direi mesmo que fabuloso
    .
    Saudação poética
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, muito obrigado pela visita e pelo carinho.

      Abraço

      Excluir
  3. Boa tarde Calebe . Gostei demais desta publicação .Ontem mesmo estava divagando sobre o universo e me lembrei dos musgos .Não tenho seu conhecimento pois estudei botânica apenas 2 anos . Mas confesso que me interesso pelo assunto .Grazie Ah tb gosto de publicações que mostram curiosidades sobre a maravilhosa natureza botânica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina, muito feliz pela sua visita.
      A cada dia, mais percebo que nada sei sobre as plantas, elas são incríveis e extremamente complexas.
      Bjs

      Excluir
  4. Boa noite Calebe, imagino uma visita sua ao Rio, para você identificar as plantes que eu fotografo, seria um trabalho maravilhoso. Não esqueço de uma orquídea maravilhosa que eu vi no meio do caminho. Parabéns pela matéria meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Luiz,
      Será um prazer visitar o Rio, mas não sei quando isso poderá acontecer hehe.
      Orquídeas são espécies realmente difíceis de identificar, nem os especialistas em orquídeas conseguem matar a charada de cara hehe.
      Abraço e muito obrigado pela visita.

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D