sábado, 9 de janeiro de 2021

Geoprocessamento: Dicas QGIS - Pontos para polígono e outras novidades da versão 3.10

Capa video no Youtube

Olá amigos visitantes do blog BCBOT, para quem não sabe, no ano passado publiquei um curso comemorativo da minha graduação em Ciências Biológicas, no qual abordei sobre o desenvolvimento de mapas no QGIS 2.18 Las Palmas.

Recentemente atualizei meu computador, e com ele a nova versão do programa QGIS 3.10 A Coruña. Depois de utilizar diferentes vezes, decidi apresentar uma atualização do curso num vídeo BioTUTORIAL, mostrando as importantes diferenças do programa apresentado.




Pontos para Polígonos

Diferente do programa 2.18, a nova versão não usa o plugin Point2one, mas uma ferramenta já inclusa no programa (sendo executada em duas etapas), que deve ser acessada no painel superior:

Etapa 1: Vá em Processamento [1] > Caixa de Ferramentas [1] (Ou CTRL + ALT + T), e verá o painel logo ao lado da tela [2].
Busque por Pontos para Linha [3] > Selecione a Layer dos pontos e organize como desejar [4], Clique em gerar/run e verá as linhas [5].

Sequências da etapa 01

Etapa 2: Se a caixa de ferramentas estiver fechada, vá em Processamento [1] > Caixa de Ferramentas [1] (Ou CTRL + ALT + T), e verá o painel logo ao lado da tela [2].
Busque por Linhas para Polígono [3], clique no item e selecione a Layer das linhas a serem transformada em polígono [4] e verá o resultado [5].

Etapa 2, sequências finais para gerar polígono.

Demais Mudanças

Além da opção citada, há outras mudanças legais, como as novas cores de preenchimento, novos estilos de linhas e pontos, além de poder transformar os pontos em Mapa de Calor, Soma de aproximação, dentre outros (Recomendo assistir ao vídeo, a partir do minuto 05:10.

Demais opções de símbolos exibidos no vídeo.

Forte abraço, e até mais :D

2 comentários:

  1. Boa tarde Calebe, primeiramente quero parabenizá-lo pela sua conquista, muitas virão meu amigo. Obrigado pela dica e excelente matéria.

    ResponderExcluir

Fico feliz com sua participação, comente :D