sábado, 22 de maio de 2021

Já ouviu falar em planta parasita que rouba o DNA?

Na natureza, muitas espécies de seres vivos desenvolveram estratégias de sobrevivência diversificada, e na obtenção do alimento não diferem. Algum seres são vegetarianos, no caso, comem plantas, outros carnívoros, no caso de muitos animais, fungos, bactérias, ... e algumas plantas, outros comem de tudo, e alguns sugam seu alimento de outros indivíduos, os parasitas.

Mas, é errôneo pensar que um parasita não precisa trabalhar sua criatividade para poder se alimentar. Isto é, todo ser vivo desenvolve estratégias para se defender dessas ‘ameaças’. Vamos a um exemplo ‘chocante’:
Quando uma mulher engravida, o feto que se desenvolve no útero dela é considerado um corpo estranho. Para que este corpo estranho não seja aniquilado, o organismo da mãe libera hormônios sinalizadores que não permitem que o bebe seja atacado. Outrossim, o bebe, para se alimentar e suprir suas necessidades, recebe os recursos pelo cordão umbilical, que é separado da mãe quando nasce, portanto, esse bebê poderia ser considerado um ‘parasita’ durante a gestação.
Diferentemente de um feto, que é a garantia da perpetuação da própria espécie, um parasita é na verdade, uma espécie que penetra (como o cordão umbilical) outra para poder se alimentar, levando, ou não, a morte deste indivíduo. Mas como são organismos diferentes, facilmente é detectado, e o indivíduo hospedado pode começar a criar um exército de defesa para arrancar ou matar seu inquilino indesejado.

Uma planta que rouba o DNA

Cuscuta campestris - Planície Costeira, Israel.
Shlomit Heymann© fonte da obtenção:
Royal Botanic Gardens, Kew.


Mas como já citado, os parasitas que são indivíduos que obtém seus nutrientes sugando dos outros, têm desenvolvido diversas estratégias de não serem detectados, e uma delas chamou a atenção de cientistas, onde observaram algumas espécies de plantas holoparasitas (plantas que não realizam fotossíntese e sugam os nutrientes de outras plantas) do gênero Cuscuta (Família Convolvulaceae), mais detalhado sobre a espécie Cuscuta campestris Yunck. Observou-se que esses vegetais ‘roubam’ o DNA da planta hospedada para si, e assim, utilizavam o código genético para enganar a planta hospedada, sendo o artigo publicado em 2019 na revista Nature. E mais, traços desses códigos genéticos já estão presente na linhagem das plantas, sendo compartilhada com as novas gerações.

Isto é, a planta holoparasita ao penetrar na planta hospedada, obtém alguns dados genéticos e os transferem para seu DNA, pós, reproduz mensageiros (mRNA) que se comunicam com a planta hospedada e assim, não encontra barreiras para obter seiva elaborada para sua subsistência. E como citado no post do Roberto Lei (2019), a espécie estudada (C. campestris) como as demais deste gênero, podem atingir também a agricultura.

Quando há um parasitismo em uma planta, ela passa a ter menos recursos para desenvolvimento, ou frutificação. Ao haver parasitismo na agricultura, há perda de produção, automaticamente, danos ao agricultor. E conhecer as reações, ações e interações ecológicas, possibilita numa melhor resposta a possível ‘ataques’ e prevenção de desenvolvimento de pragas, e para isso, deve-se sempre investir em conhecimento e pesquisa.

Vale ressaltar que este gênero ocorre também no Brasil, e a espécie do estudo citado, foi naturalizada (não nativa), e pode ser observada entre Santa Catarina (sul) e Goiás (centro-oeste) - "Muitas vezes o material brasileiro está identificado como Cuscuta pentagona Engelm" -, apesar de ser considerado que não há presença pelo Kew Science
 
Finalizando

Se você encontrar uma planta parasita do gênero Cuscuta, lembre-se de quão esperta ela é, e como a natureza tem a nos surpreender com suas estratégias de sobrevivência, carregada por longos períodos evolutivos.

Mais dicas de leitura:

FERREIRA, p.p.a. 2020. Cuscuta in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB603279. Acesso em: 21 May 2021

Martins-da-Silva et al. Noções morfológicas e taxonômicas para identificação botânica. Brasília, DF : Embrapa, 2014. Disponível em http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/992543/1/LivroIdentificacaoBotanica.pdf

ODUM, E. P. Ecologia. Traducido por Carlos Gerhard Ottenwaelder. 3. ed. México, DF: Interamericana, 1972. (Em Sebos, bibliotecas e livrarias, inclusive bem mais atuais)

16 comentários:

  1. As coisas e fatos que aqui se aprendem. Grato pela partilha. Maravilhosa forma de repartir e oferecer conhecimentos. O meu elogio..
    .
    Sábado feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela visita Ricardo, tudo e bom pra vc ;)

      Excluir
  2. Aprendi bastante com este post 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que tenha aprendido com o post, forte abraço ;D

      Excluir
  3. Como um filme "roubando DNA". Excelente e curioso artigo . Foi um novo aprendizado .
    Grazie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lia sobre o conteúdo em outros idiomas, mas nunca em português, ai decidi trazer ao povo desse idioma essa curiosidade.
      Que bom que gostou :D
      Forte abralço

      Excluir
  4. Não, Calebe, nunca ouvi falar em planta parasita que rouba o DNA, mas seu excelente post é bem informativo. É biólogo nota 10.
    A referência à mulher que engravida e ao feto é muito interessante no contexto do post.
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Céu, que bom que tenha apreciado, tenho tomado muito cuidado para ter clareza e objetividade nas falas.
      Forte abraço.

      Excluir
  5. Boa tarde Calebe. A erva-passarinho também é uma planta parasita certo? Ela suga a seiva e mata as outras árvores. Já vi muitos casos de plantas que secaram e morreram com a ação dela. Me corrija se eu estiver errado. Grande abraço meu amigo. Tenho amigos que se mudaram do Rio para Brusque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, exato, a erva passarinho é uma planta holoparasita (que vive da sucção dos nutrientes), e leva a morte do outro indivíduo. Essa semana foi citada num seminário online.
      Forte abraço

      Excluir
  6. Olá Calebe,
    Muito interessante, desconhecia esta planta, estamos sempre a aprender.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Calebe, passei para desejar uma excelente semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Maria, excelente semana pra você também, bjs.

      Excluir

Fico feliz com sua participação, comente :D