terça-feira, 23 de junho de 2020

Curiosidades sobre os fungos

Não há como viver na terra, sem ter visto ou utilizado algum recurso oriundo dos fungos. Na literatura, eles são caracterizados de diversas formas, inclusive como plantas… mas, de plantas não tem ‘muito’, entenderemos.

Cogumelo no gramado.
Cogumelo de fungo aparente pós dia chuvoso.
▹ Os fungos não possuem clorofila, então, não realizam a fotossíntese.
▹ Suas células são eucarióticas, no caso, possuem núcleos.
▹ E o que diferem dos demais organismos, é que a parede celular é composta de quitina (Também presente no esqueleto externo dos artrópodes: barata, caranguejo, marimbondo, ...) ou celulose (parede celular das células vegetais).
▹ Os cogumelos, que vimos nos nossos quintais, são na verdade, a parte reprodutiva.
▹ Além da reprodução sexual, eles se reproduzem por esporos e por gemiparidade (por gemas).
parte debaixo da extrutura sexual do fungo cogumelo
O cogumelo é a parte reprodutiva dos fungos do
reino Basidiomycota e Ascomycota
Esses organismos são amplamente utilizados, como na culinária (fermento de pão, por exemplo), além de essenciais na ciclagem dos nutrientes e causadores de diversas patologias (como as frieiras). Dentre eles, cerca de 1.200 espécies são conhecidas anualmente, totalizando uma média de 100.000 ssp conhecidas, que vão de pequenos milímetros (por vezes, flutuando no ar) a quilômetros de distância (praticamente invisíveis aos nossos olhares, no solo).

Cada espécie de fungo, se alimenta de forma diferentes. Uns ‘comem’ seres ainda vivos (como os parasitas), outros, carcaças e organismos mortos (os decompositores). E há um fator muito importante, que diferencia dos demais organismos, os fungos digerem o alimento fora do corpo, no caso, as hifas liberam enzimas digestivas sobre o alimento, que quebra o alimento até obter formato digerível.

orelha-de-pau fungo
As orelhas-de-pau são comuns em troncos apodrecidos,
sendo indicadores de 'árvore morta' ou de 'árvore morrendo'.
Agora, imagine um alimento digerido externamente, pronto para ser absorvido… pois bem, as moléculas quebradas externamente, acabam também favorecendo a vida e a biodiversidade geral.

Vale lembrar também, que alguns vegetais se favorecem dos fungos, na absorção de nutrientes, no qual, acoplam os fungos micorrízicos às raízes, dando proteção a eles, e utilizando do benefício de obtenção nutritiva (mas vale lembrar, que são algumas espécies de fungos), já no inverso, podemos citar os fungos causadores de doenças nas folhas das laranjeiras, com a presença desse fungo, diminui a área de absorção da luz solar das folhas, reduzindo capacidade de 'alimentação vegetal'.

fungos em folha de laranjeira
Fungo comuns em laranjeiras.

Referencias bibliográficas

EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Raven Biologia Vegetal. ed. 8. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2014.
ROSIQUE, I. R.; IVANDIR, R.; CHEIN, L. A. Fundamentos de botânica. São Paulo: F.T.D., 1976.
SCHULTZ, A. Introdução à botânica sistemática. v. 1. ed. 5. Porto Alefre: Edições URGS, 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz com sua participação, comente :D